vidgrids.com : Online Video Search & Discovery Engine :

Tvprefeito Videos

ENTREVISTA COM VEREADORES NA INAUGURAÇÃO DA CLÍNICA  JARDIM DA VIGA N. IGUAÇU - TvPrefeito.com
ENTREVISTA COM VEREADORES NA INAUGURAÇÃO DA CLÍNICA JARDIM DA VIGA N. IGUAÇU - TvPrefeito.com

PREFEITO BORNIER INAUGURA A 6ª CLÍNICA DA FAMÍLIA - JARDIM DA VIGA -TvPrefeito.com
PREFEITO BORNIER INAUGURA A 6ª CLÍNICA DA FAMÍLIA - JARDIM DA VIGA -TvPrefeito.com

A unidade é a sexta inaugurada este ano, até dezembro Nova Iguaçu contará com 19 Clínicas da Família

O fim de semana de sol foi também foi de muita festa para os moradores de Jardim da Viga. O prefeito Nelson Bornier inaugurou neste sábado (13), a sexta Clínica da Família de Nova Iguaçu. A unidade nova e totalmente refrigerada substitui as antigas instalações que funcionavam em um container e terá capacidade para realizar dois mil atendimentos mensais em clínica médica, pediatria, ginecologia e odontologia, além de vacinação, pré-natal e coleta de exames.

A criação das Clínicas da Família faz parte da segunda etapa do Programa Nova Saúde Iguaçu, que reestruturou o atendimento hospitalar em 2013 e em 2014 está voltado para a melhoria da saúde preventiva "Eu tenho muito carinho pela Viga e ficava incomodado com o fato de os moradores daqui serem atendidos em um container. Cheguei a apelidar a estrutura de lata de sardinha porque não era digno que profissionais trabalhassem naquelas condições e que a população fosse atendida ali. Felizmente a realidade já é outra e até o fim do ano teremos 19 unidades funcionando com esse mesmo padrão de qualidade", disse o prefeito Nelson Bornier .

"Nossa população precisa ser atendida com qualidade e é isso que estamos fazendo em Nova Iguaçu. Na semana que vem, em Miguel Couto vamos reabrir a Emergência 24 horas e no próximo dia 27 vamos pagar uma dívida histórica de outras gestões inaugurando uma Clínica da Família e a primeira uma UPA municipal de Nova Iguaçu no bairro Comendador Soares. Esse será o maior equipamento de saúde pública inaugurado na Baixada desde a construção do Hospital de Saracuruna", anunciou o secretário municipal de Saúde Luiz Antônio Teixeira Júnior.

Maria Eugênia Carneiro, 65 anos e toda a família são pacientes da unidade de Jardim da Viga há anos. A pensionista aprovou a nova Clínica da Família. "O antigo posto era muito feio, sem conforto nenhum, agora a gente tem um lugar bonito, dá gosto de ver", comemorou a aposentada.

Também participaram da inauguração os vereadores Anderson Santos, Maurício Morais, Carlão Chambarelli,Alcemir Gomes, Renato do Mercado, Marcos Rocha, Dekias, Gerciano e Arthur Legal .

A Clínica da Família de Jardim da Viga funciona de segunda a sexta-feira na Estrada do Iguaçu, 171.

PREFEITO ALEXANDRE CARDOSO INAUGURA PONTE E REURBANIZA XERÉM - TvPrefeito.com
PREFEITO ALEXANDRE CARDOSO INAUGURA PONTE E REURBANIZA XERÉM - TvPrefeito.com

A tragédia da chuva de janeiro de 2013 ainda está viva na memória de cada morador de Xerém, quarto distrito de Duque de Caxias, mas basta percorrer as ruas, praças e as margens do Rio João Pinto para ver que muita coisa mudou para melhor. Neste domingo (14/9), o prefeito de Caxias, Alexandre Cardoso, percorreu toda aquela área inaugurando uma série de obras de reestruturação urbana. "Estou cumprindo a minha palavra de que transformaria Xerém, após o temporal do ano passado. Hoje, estamos entregando uma Xerém nova".

Acompanhado da primeira–dama e secretária de Ações Institucionais e Comunicação, Tatyane Lima, do vice- prefeito Laury Villar, o prefeito Alexandre Cardoso iniciou pela Praça dos Aposentados, que foi reformada, ganhando novos bancos e mesas de concreto, iluminação. A obra surpreendeu comerciantes e moradores que não esperavam pelo serviço naquela local. "A praça precisava de obras. Achei que nunca iriam fazer. Agora ela está bonita e bem cuidada, não é como antigamente que faziam só uma maquiagem", diz a comerciante Mara Rúbia de Souza Fernandes.

"Resgatamos com esta obra a esperança, a imagem da prefeitura junto ao morador de Caxias, que é administrada com transparência e respeito ao dinheiro público. Vamos trazer para Xerém uma unidade do Programa Saúde da Família (PSF) e um DPO", anunciou o prefeito Alexandre Cardoso.

Celular na mão, a dona de casa Kelly Roberta Cordeiro fazia selfie na nova praça. "Estou feliz por esta obra. Antes não ficava aqui, agora que a praça foi reformada posso ficar sentada conversando ou simplesmente vendo o movimento na rua. Queria fazer a foto da nova praça para que as pessoas vissem como ela ficou. Moro aqui há 39 anos e jamais tinha visto tantas melhorias como desta vez. Xerém merecia depois de tudo o que passamos", disse.

A comitiva formada pelo secretariado municipal e vereadores seguiu pela Rua Venância que recebeu nova camada de asfalto, parando na nova passarela Cristóvão. "Tem 48 anos que vivo aqui e pela primeira vez vejo uma obra como esta. Ganhamos uma passarela segura, diferente daquela pinguela que existia", disse o pedreiro Derli de Souza.

A sequência de inaugurações passou por várias ruas recuperadas pela prefeitura, como a Djalma, José de Paula, João Pinto, Alberto, Celina, Projetada, Venâncio Ribeiro de Andrade, Hilarino de Souza Bastos e Pixinguinha.

Privilégio

Um momento marcante na programação foi na ponte do Café Torrado. Ali, o prefeito Alexandre Cardoso fez a travessia da via na companhia da aposentada Gisela de Lucena, que passou os últimos meses sem poder atravessar o Rio João Pinto para ficar na casa da filha, que mora do outro da margem.

"Esta ponte é a realização de um sonho. Com ela poderei passar o dia na casa da minha filha que mora no Café Torrado, Também minha neta voltará para casa em segurança. Queria muito ser a primeira a atravessar e o prefeito Alexandre Cardoso atendeu o pedido", contou.

A última etapa das inaugurações no quarto distrito foi na nova ponte sobre o Rio João Pinto. O local ganhou uma série de benfeitorias como academia de ginástica para a terceira idade, playground, área de lazer e campo de futebol. "Em menos de dois anos estamos entregando uma nova Xerém. Tinha assumido um compromisso com o morador desta região e disse que faria uma obra de qualidade", afirmou o prefeito Alexandre Cardoso.

Novo Tempo

Entre tantas pessoas presentes ao último ato de inauguração em Xerém, o cabeleireiro Marcos Antônio de Oliveira, está emocionado. Em janeiro do ano passado ele viu a casa de seus familiares ser invadida pelas águas do Rio João Pinto. "Foi um momento difícil. Achei que minha mãe tinha morrido. Felizmente, não aconteceu. Ficamos sem casa e perdemos tudo. Fomos atendidos pela prefeitura, minha mãe conseguiu o aluguel social e estamos reconstruindo nossa vida. Lembro que dois ou três dias após o temporal encontrei o prefeito Alexandre Cardoso e falei com ele para ajudar o povo de Xerém. Hoje, está tudo mudado. Temos uma outra Xerém. Eu moro aqui e vi a transformação com as obras. Depois de tudo o que passamos, é emocionante ver a melhoria na região", concluiu

DESFILE CÍVICO 7 DE SETEMBRO 2014 EM XERÉM DUQUE DE CAXIAS -  TvPrefeito.com
DESFILE CÍVICO 7 DE SETEMBRO 2014 EM XERÉM DUQUE DE CAXIAS - TvPrefeito.com

ALEXANDRE CARDOSO ENTREGA AS PRIMEIRAS CARTEIRAS DE TRABALHO DIGITAL - TvPrefeito.com
ALEXANDRE CARDOSO ENTREGA AS PRIMEIRAS CARTEIRAS DE TRABALHO DIGITAL - TvPrefeito.com

A prefeitura de Duque de Caxias entregou nesta sexta-feira (22/8), na Praça do Pacificador, no centro, as primeiras carteiras de trabalho digital. A cidade é pioneira Baixada Fluminense a emitir o documento que irá substituir as carteiras tradicionais. A emissão da carteira vem sendo realizada desde 23 de julho, quando o ônibus da Fundec esteve na Mangueirinha atendendo os moradores daquela localidade.

O prefeito Alexandre Cardoso, acompanhado da primeira-dama e secretária de Ações Institucionais e Comunicação, Tatyane Lima, do vice Laury Villar e do secretário de Trabalho, Emprego e Renda, Ezequiel Lourenço, entregou as primeiras carteiras, como a da estudante Vitória Souza Queiroz, 18 anos, que precisava do documento para conseguir o estágio na Petrobras. "Foi muito fácil conseguir a nova carteira. Agora posso me cadastrar ao estágio na Petrobras", contou.

Segundo o prefeito Alexandre Cardoso, esta é uma iniciativa importante e que tem facilitado a vida do trabalhador do município. "Estamos levando a todos os bairros de Caxias o ônibus da Fundec, para que as pessoas não precisem sair do bairro para obter o documento", disseabb

Junto com a entrega das carteiras os frequentadores da Praça do Pacificador, a secretaria de Trabalho, Emprego e Renda levou o ônibus da Fundec para fazer a emissão de mais carteiras de trabalho digital.

PREFEITO MAX LEMOS INAUGURA A 1ª CRECHE MUNICIPAL DE QUEIMADOS - TvPrefeito.com
PREFEITO MAX LEMOS INAUGURA A 1ª CRECHE MUNICIPAL DE QUEIMADOS - TvPrefeito.com

O prefeito Max Lemos inaugurou nesta segunda-feira, 1º de setembro, a primeira creche municipal de Queimados. A cerimônia de abertura da Creche Clotildes Martins Lemos que fica na Rua Weder, Bairro Novo Rio, próximo ao Bairro São Jorge, onde a instituição passará a funcionar a partir de segunda-feira (8). Cerca de 45 crianças receberão diariamente atividades pedagógicas direcionadas. Mais duas unidades serão inauguradas ainda este ano e a previsão da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) é que, em 2016, a cidade tenha cinco creches em funcionamento, beneficiando cerca de 400 famílias. Atualmente, além da inauguração do atendimento nas creches municipais, Queimados mantém convênio com duas creches privadas.

Com a intenção de proporcionar o desenvolvimento integral dos alunos na educação infantil, a unidade atenderá crianças da faixa etária de dois anos a até um dia antes de completar quatro anos. Para o prefeito Max Lemos, o Governo Municipal entende que as crianças vão construir o futuro da cidade, assim consistem no melhor investimento. Em seis anos cerca de R$40 milhões já foram injetados na Educação. "A população já pode desfrutar de algo que sempre sonhou: creches municipais. Além de sonhar com o filho sentado do banco da universidade, na sua cidade. Dentro de 30 dias, aproximadamente, teremos uma nova creche na Vila do Tinguá e, posteriormente, outra no bairro Belmonte", destaca. O prefeito afirmou também que o bairro Vila São João, terá mais uma creche, ao lado de um centro técnico do Senac.

A Creche Clotildes Martins Lemos funcionará das 7h30 às 17h e contará com cerca de 20 profissionais para atender as crianças. Segundo a secretária municipal de Educação, Mirian Mota, a unidade terá três turmas, em horário integral, tendo em cada turno, um professor e dois auxiliares por turma. "A creche desempenha um papel fundamental na vida de uma criança, que começa a se desenvolver aos dois anos, nenhuma instituição pública recebe crianças nessa faixa etária. Sem contar que favorece o desenvolvimento da cidade com a população realizando suas atividades com tranqüilidade", acrescenta a secretária. Além de atividades pedagógicas, o espaço oferecerá cinco refeições diárias, de acordo com a diretora da escola, Mônica Alves. "É um espaço para cuidar e educar com atividades lúdicas. É importante a população esquecer o conceito de creche dos anos 80, a instituição se consolidou como a primeira etapa da educação básica", explica a diretora.

Iniciativas melhoram a qualidade de vida

Os moradores da região, que já teve um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano do município, estão empolgados com os novos investimentos. Além da primeira Clínica da Família, prevista para este ano, obras de pavimentação, unidades habitacionais e uma escola municipal, a nova creche Clotildes Martins Lemos vai ajudar as famílias que trabalham todos os dias. A diarista Sandra Maria Cassiano foi a primeira a inscrever o filho, Davi, de 2 anos e 6 meses. "Assim que soube que estavam abertas as inscrições, corri e me inscrevi. Poder sair de casa com a tranqüilidade de ter um filho em um lugar seguro é um sonho, que eu achava que nunca se realizaria em Queimados, ainda mais no meu bairro, na minha rua", conta. Já a dona de casa Célia Alves de Castro está feliz por dar uma educação de qualidade à neta Isabele, de 3 anos. "Minha filha trabalha em shopping center e só tem folga no domingo, além da segurança, tem a questão pedagógica, criança que fica na creche é mais educada e mais esperta, não tem lugar melhor para ficar enquanto os pais trabalham", destaca.

Clotildes Martins Lemos

O amor por crianças marcou a vida de Dona Clotildes, foi no Bairro Novo Rio, que morou durante 12 anos e criou os filhos. Por seu grande amor pelas crianças, chegou a cuidar de alguns filhos dos vizinhos para que os mesmos pudessem trabalhar. Sempre incentivou seus filhos a estudarem e trabalharem, e seu amor por crianças influenciou diretamente uma de suas filhas, Margarida Rodrigues Lemos, que escolheu a pedagogia como profissão e nela permanece há 30 anos. Mãe de seis filhos, Irã Rodrigues Lemos, Viriam Rodrigues Lemos, Vantuil Rodrigues Lemos, Margarida Rodrigues Lemos, Iranir Rodrigues Lemos e Neir Lemos de Souza, faleceu em 2 de setembro de 2009 e deixa o legado de amor e cuidado para sua família e agora para a população, tendo seu nome eternizado na primeira creche municipal de Queimados. Sua família esteve presente no evento de inauguração da primeira creche de Queimados, estando a primeira-dama do município, Ana Paula Lucas, a mãe do prefeito, dona Ivone Lemos, Margarida Rodrigues Lemos, além de secretários e vereadores.

REABERTURA DO HOSPITAL DUQUE DE CAXIAS - ENTREVISTAS - TvPrefeito.com
REABERTURA DO HOSPITAL DUQUE DE CAXIAS - ENTREVISTAS - TvPrefeito.com

PREFEITO ALEXANDRE CARDOSO REABRE  O HOSPITAL DUQUE DE CAXIAS - TvPrefeito.com
PREFEITO ALEXANDRE CARDOSO REABRE O HOSPITAL DUQUE DE CAXIAS - TvPrefeito.com

Por seis longos anos a população de Duque de Caxias conviveu com o fechamento do Hospital Duque de Caxias, no bairro Senhor do Bonfim, no primeiro distrito. Considerado referência em termos de atendimento, a unidade de saúde deixou de funcionar em 2008 quando foi interditado pelo Conselho Regional de Medicina. Desde então, a reabertura era um sonho não só de quem reside no bairro, mas também nas localidades do Bar dos Cavaleiros, Engenho do Porto, Prainha, Centro, Centenário, Periquitos, Olavo Bilac, Corte 8, Gramacho, sem contar os municípios de Belford Roxo, São João Meriti e até mesmo do Rio de Janeiro que muitas vezes recorreram ao atendimento médico daquele hospital.
Mas o sonho se tornou realidade neste sábado (30/8), com a inauguração da primeira etapa da obra do hospital, em solenidade que teve a presença do prefeito Alexandre Cardoso, acompanhado da primeira-dama e secretaria de Ações Institucionais e Comunicação, Tatyane Lima, do vice-prefeito Laury Villar e do secretário de Saúde, Camilo Junqueira. A unidade começará a funcionar a partir do dia 8 de setembro, já que este período servirá para a calibragem de equipamentos, esterilização e outros ajustes necessários para que o hospital possa atender ao morador de Caxias adequadamente.
Ex-diretor do hospital, o prefeito Lembrou a importância do hospital para Caixas. "Tenho orgulho de estar inaugurando a primeira etapa do hospital Duque de Caxias. Foi aqui que fiz o meu primeiro parto e a primeira cirurgia. O governo federal liberou a verba para toda a obra, no entanto, decidimos que não seria justo esperarmos o término total para inaugurar o Duque. Optamos por entregar esta primeira etapa e no final do ano ou início de 2015 tudo estará concluído, inclusive com o serviço de emergência funcionando e a internação de curta duração", destacou o prefeito Alexandre Cardoso.
"Estamos implantando uma nova cultura na saúde de Caxias. As unidade de Saúde da Família (USF), irão atender os casos menos graves, por isso temos trabalhado para ampliar a rede básica de saúde, pois é cuidado na ponta que poderemos utilizar o Hospital Duque de Caxias e o Hospital Moacyr do Carmo para casos complexos" disse o prefeito.
Após a solenidade de inauguração que teve a participação de todo o secretariado municipal, do presidente do Legislativo de Caxias, Eduardo Moreira, vereadores, e do reitor da Unigranrio, Arody Herdy, o prefeito Alexandre Cardoso acompanhou vários grupos de moradores para conhecerem as novas instalações da Policlínica Hospital Duque de Caxias. "Vamos atender aos caxienses e moradores de municípios vizinhos, entretanto iremos cobrar do Ministério da Saúde o pagamento da fatura. Esta é a primeira vez que um município adota este procedimento, o que não podemos é ficar com esta conta", revelou o prefeito.
O secretário de Saúde do município, Camillo Junqueira explicou que[c1] a entrada em funcionamento da policlínica somente no dia 8 de setembro é necessária. "Será preciso fazer ajustes nos equipamentos o que demanda um tempo, assim como precisamos preparar as equipes médicas para o início do atendimento aos pacientes. Quando a obra estiver completa e todos os setores funcionando plenamente, o que deve acontecer até o início do próximo ano, a policlínica terá um setor de emergência 24 horas", garantiu.

DESFILE CÍVICO-MILITAR 2014 DUQUE DE CAXIAS - TvPrefeito.com
DESFILE CÍVICO-MILITAR 2014 DUQUE DE CAXIAS - TvPrefeito.com

VEREADORES NA INAUGURAÇÃO DA CLÍNICA DA FAMÍLIA BOA ESPERANÇA N IGUAÇU - TvPrefeito.com
VEREADORES NA INAUGURAÇÃO DA CLÍNICA DA FAMÍLIA BOA ESPERANÇA N IGUAÇU - TvPrefeito.com

BORNIER INAUGURA CLÍNICA DA FAMÍLIA E COMPLEXO DE LAZER EM BOA ESPERANÇA - TvPrefeito.com
BORNIER INAUGURA CLÍNICA DA FAMÍLIA E COMPLEXO DE LAZER EM BOA ESPERANÇA - TvPrefeito.com

PREFEITO ENCERRA A SEMANA DO PATRONO NO MUSEU HISTÓRICO DA TAQUARA - TvPrefeito.com
PREFEITO ENCERRA A SEMANA DO PATRONO NO MUSEU HISTÓRICO DA TAQUARA - TvPrefeito.com

A Semana do Patrono de Caxias foi encerrada nesta terça-feira (26/8), em solenidade no Museu Histórico, na Taquara, que teve a presença do prefeito Alexandre Cardoso, acompanhado do vice – prefeito Laury Villar. A cerimônia teve início com a colocação de flores no monumento ao marechal Luis Alves de Lima e Silva, o duque de Caxias, que nasceu naquele local.

O prefeito Alexandre Cardoso lembrou a importância da homenagem ao duque de Caxias, e destacou o papel que o militar desempenhou ao longo de sua vida levando a pacificação e unificando o país. "Estamos resgatando o civismo, onde os estudantes e as pessoas aprendem a respeitar a bandeira e os símbolos do país", disse o prefeito aos alunos das escolas da rede municipal de ensino.

Representando o comandante do 1º Distrito Naval, o capitão de Mar e Guerra, Guilherme Vieira de Souza, também ressaltou a importância do patrono do Exército a da homenagem que estava sendo prestada ao Duque de Caxias.

Participaram da solenidade secretários municipais, grupamento da Guarda Municipal e convidados.

ALEXANDRE CARDOSO ABRE SEMANA DE DUQUE DE CAXIAS COM CORRIDA - TvPrefeito.com
ALEXANDRE CARDOSO ABRE SEMANA DE DUQUE DE CAXIAS COM CORRIDA - TvPrefeito.com

PEZÃO CRIA A CÂMARA METROPOLITANA DE  INTEGRAÇÃO GOVERNAMENTAL RJ - TvPrefeito.com
PEZÃO CRIA A CÂMARA METROPOLITANA DE INTEGRAÇÃO GOVERNAMENTAL RJ - TvPrefeito.com

O governador Luiz Fernando Pezão assinou, nesta segunda-feira (11/8), em solenidade no Palácio Guanabara, decreto para criação da Câmara Metropolitana de Integração Governamental do Rio de Janeiro. A ação visa promover a integração entre os 21 municípios da Região Metropolitana e o Estado, gerando discussões sobre as políticas urbanas desenvolvidas, além de propor soluções para temas importantes e comuns a todas as cidades, como água, mobilidade, segurança pública, saúde, educação, uso do solo e saneamento.

A Câmara terá dois objetivos: retomar o processo de governança da Região Metropolitana, a partir de assuntos de interesses comum do Estado e dos municípios; e preparar um projeto de lei, que será enviado à Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), no início de 2015, para aprovação de uma nova legislação que seja adequada às necessidades atuais das regiões.

O governador destacou a importância da discussão entre as prefeituras.

– Esse órgão é vital para integrarmos a Região Metropolitana do estado. Não dá mais para ver políticas públicas serem implantadas sem discussão com todas as cidades. Estou pedindo aos prefeitos que coloquem os seus quadros mais qualificados, de diversas áreas, à disposição, para podermos realizar essa gestão integrada da Região Metropolitana, em que poderemos discutir temas como água, mobilidade, segurança pública, saúde, educação, uso do solo e saneamento – afirmou o governador.

O coordenador da Câmara Metropolitana de Integração Governamental do Rio de Janeiro e subsecretário de Urbanismo Regional e Metropolitano, Vicente Loureiro, explicou como irá funcionar o órgão e afirmou que o maior desafio é o entendimento entre todos os municípios envolvidos.

– Cada prefeito irá indicar um representante para cumprir as metas, que são a construção de um arcabouço jurídico, a ser votado na próxima assembleia, instituindo o organismo e uma política para a Região Metropolitana; e o acompanhamento, através de um comitê, que irá se reunir regularmente, para desenvolvimento de um plano estratégico. O maior desafio da Câmara será o entendimento, o trabalho de forma articulada, o consenso para definir as prioridades. O desafio é o da governança – explicou Loureiro.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, acredita que a tarefa mais importante da Câmara será a criação de boas propostas que possam ser utilizadas por todos os municípios.

– O mais importante desse grupo é criar propostas e que elas virem leis, que possam ser compartilhadas com todas as cidades. O grande desafio será a integração de todos os municípios, além da criação de algo inovador, que possa ser implantado – disse o prefeito do Rio.

Após a publicação do decreto de criação da Câmara no Diário Oficial, será lançado um edital para contratação de serviços, financiados com recursos do Banco Mundial, como atualização da base cartográfica do estado e a criação de um sistema de informações geográficas.

BORNIER INAUGURA CLÍNICA DA FAMÍLIA EM JARDIM ROMA NOVA IGUAÇU - TvPrefeito.com
BORNIER INAUGURA CLÍNICA DA FAMÍLIA EM JARDIM ROMA NOVA IGUAÇU - TvPrefeito.com

BORNIER INAUGURA CLÍNICA DA FAMÍLIA 24 HORAS PATRICIA MARINHO - TvPrefeito.com
BORNIER INAUGURA CLÍNICA DA FAMÍLIA 24 HORAS PATRICIA MARINHO - TvPrefeito.com

PREFEITO ALEXANDRE CARDOSO ENTREGA MAIS 496 CASAS EM D DE CAXIAS - TvPrefeito.com
PREFEITO ALEXANDRE CARDOSO ENTREGA MAIS 496 CASAS EM D DE CAXIAS - TvPrefeito.com

Um sonho concretizado. Foi assim que os 496 novos moradores do Condomínio Parma, no bairro de Nossa Senhora do Carmo, em Duque de Caxias, sentiram ao receberem as chaves de seus imóveis nesta quinta-feira (3/7), em solenidade transmitida ao vivo para nove cidades do país com a coordenação da presidente Dilma Rousseff, em Brasília.
Em Caxias o evento teve a presença do ministro das Cidades, Gilberto Occhi e do prefeito Alexandre Cardoso que entregaram à dona de casa Milviane Benedito de Oliveira, o apartamento.
Junto com a entrega das chaves aos proprietários dos apartamentos que fazem parte do programa federal Minha casa, minha vida, a prefeitura montou uma ação social na entrada do conjunto residencial com equipes das secretarias de Saúde, Educação, Trabalho e Renda, Ouvidoria, Defesa Civil, Assistência Social e Habitação. Com isso, os moradores puderam verificar a pressão arterial, nível de glicose, inscrição em escolas da rede municipal de ensino ou procurar orientação para programas sociais.
O prefeito Alexandre Cardoso, que estava acompanhado do vice Laury Villar e dos secretários municipais Luiz Edmundo Costa Leite, Cláudia Peixoto, Marcello Silva Costa, Tarce Filho, Luiz Felipe Leão, destacou a importância da casa própria para aquelas pessoas. " O ex- presidente Lula e a presidente Dilma Rousseff transformaram em realidade o sonho das pessoas em ter uma casa. O programa Minha casa, minha vida é o maior programa habitacional dos últimos 30 anos. O Bolsa Família, outro programa federal que permite as pessoas alimentar seus filhos para que tenham condições de ter desempenho na escola atende só em Caxias, 65 mil famílias. Temos uma parceria e vamos continuar mantendo", disse.
"Foi através da parceria com os governos do estado e federal que trouxemos a primeira UPA infantil do país e estamos fazendo a reforma do Hospital Duque de Caxias. Nesta terça-feira (1/7), foi inaugurado o Arco Metropolitano, uma via que irá retirar da Rodovia Washington Luís cerca de 12 mil caminhões. Com isso, o trabalhador de Caxias poderá ficar mais tempo com sua família", afirmou o prefeito Alexandre Cardoso.
O ministro das Cidades, Gilberto Occhi, ressaltou a parceria que o governo federal tem com a prefeitura de Caxias, e a construção de novas moradias do programa Minha casa, minha vida na cidade estão previstas. " Estamos entregando estes apartamentos e pretendemos mais. Temos mais sete mil apartamentos para serem entregues. Junto com as chaves dos imóveis entregamos também o cartão Minha casa melhor, que permite as pessoas comprar móveis, eletrodomésticos e eletrônicos para montar a residência", explicou.
Segundo o superintendente nacional da Caixa Econômica Federal (CEF), Roberto Bachmann, Duque de Caxias tem sido uma parceria dos projetos do governo federal e destacou o trabalho do prefeito Alexandre Cardoso à frente da administração municipal.
Em Brasília, a presidente Dilma Rousseff disse ser possível a contratação de três milhões de moradias em uma próxima etapa do programa. "Nosso objetivo é deixar claro que é possível contratar agora três milhões de moradias. Porque aquilo que está dando certo deve ter continuidade. As famílias de menor renda precisam continuar recebendo subsídio quase integral, tal como fizemos até agora. E nós precisamos sinalizar para os empresários se prepararem com terrenos, discutir com prefeitos para que isso ocorra a partir de 2015", afirmou.
Sonho realizado
Representando os novos proprietários dos apartamentos do Condomínio Parma, a dona de casa Milviane Benedito de Oliveira e o marido Carlos Eduardo, viram seu sonho se transformar em realidade, no momento em que receberam as chaves das mãos do prefeito Alexandre Cardoso e do ministro. " Estou realizando um sonho. Estou emocionada", disse.
Participaram do evento todo o secretariado municipal, vereadores, o superintendente da CEF em Caxias, Cláudio Martins, o vice- presidente da construtora Encamp, André Campos, o deputado estadual Dica .
Evento em nove cidades
A solenidade de entrega de imóveis do programa Minha casa, minha vida nesta quinta-feira, foi realizado em nove cidades de sete estados- Belford Roxo (RJ), Betim (MG), Curitiba (PR), Duque de Caxias (RJ), Governador Valadares (MG), Jequié (BA), Joinville (SC), Juazeiro do Norte (CE), Paranoá (DF), São Vicente (SP) e Santo André (SP) - em um total de 5.460 imóveis.
Em Duque de Caxias o condomínio Parma, localizado na Estrada do Calundu, no bairro de Nossa Senhora do Carmo, possui 21 blocos de quatro andares, sendo 20 deles com seis apartamentos em cada pavimento e um bloco com quatro apartamentos por andar. Cada apartamento é composto por sala, dois quartos, cozinha e banheiro, com cerca de 45 metros quadrados. O conjunto contata também com campo de futebol, área de lazer e parque infantil, rede água e esgoto.

PREFEITO BORNIER INAUGURA CLÍNICA DA FAMÍLIA EM CORUMBÁ NOVA IGUAÇU - TvPrefeito.com
PREFEITO BORNIER INAUGURA CLÍNICA DA FAMÍLIA EM CORUMBÁ NOVA IGUAÇU - TvPrefeito.com

A unidade começou a funcionar nesta segunda- feira (07/07), e tem capacidade para realizar dois mil atendimentos por mês

Oferecer à população atendimento de qualidade, prevenindo doenças. Esse é o principal objetivo da Prefeitura de Nova Iguaçu com a implantação das Clínicas da Família no município. Neste sábado (05/07), o prefeito Nelson Bornier e o secretário municipal de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Junior, inauguraram a unidade do bairro Corumbá. Esta é a segunda Clínica da cidade -- a primeira delas foi aberta em maio no bairro Cerâmica-, com capacidade para oferecer dois mil atendimentos mensais em clínica médica, pediatria, ginecologia e odontologia. A solenidade também contou com a presença do secretário de Estado de Saúde, Marcos Musafir.

Ao conversar com a população, que marcou presença na inauguração, o prefeito Nelson Bornier relembrou os desafios encontrados na área da Saúde em janeiro de 2013, logo que assumiu a gestão. Ele destacou as melhorias do Hospital da Posse, que funcionava em condições precárias, e, hoje, após reformas na emergência e enfermarias, já está completamente mudado. E lembrou o sucesso da Maternidade Mariana Bulhões, que, reaberta em dezembro de 2013, já realizou mais de dois mil partos.

"Estamos dando conta do recado, além da grande virada que demos no Hospital da Posse e da reabertura da Mariana Bulhões, que devolve ao iguaçuano o direito de nascer em sua cidade, vamos entregar até o fim do ano 19 Clínicas da Família. Essas obras estão sendo feitas com qualidade, pensando no futuro de nossa população", afirmou Bornier.

Para o secretário de Saúde de Nova Iguaçu, Luiz Antônio Teixeira Júnior, a instalação da Clínica da Família no Corumbá resgata a cidadania dos moradores da região. "Essa clínica foi erguida no lugar de uma lixeira. Temos o orgulho em dizer que o local em que doenças eram transmitidas, agora é usado para promover a saúde. Com a instalação das 19 unidades, vamos ampliar a rede de saúde básica em nossa cidade, prevenindo doenças. Além disso, estamos construindo outras quatro Clínicas da Família que funcionarão 24 horas e uma UPA municipal", explicou.

A dona de casa Silvia Laura de Oliveira tem duas filhas e estava entusiasmada com a Clínica que vai funcionar ao lado de sua casa. "Antes eu chegava a andar até 25 minutos para ir ao médico, agora vai ser mais fácil. Vou marcar consulta com pediatra, dentista e ginecologista o mais rápido possível", comemorou.

A Clínica da Família do Corumbá funciona de segunda a sexta-feira na Estrada Velha Santa Rita s/nº. Também prestigiaram a inauguração os vereadores Maurício Morais, Marcelo Nozinho, Fernandinho Moquetá, Juninho do Pneu, Marcos Rocha, Luisinho da Cerâmica, Eduardo do Doce, Flavinho, Dr. Cacau, Arthur legal, Marcelinho da Crianças, Renato do Mercado, Gerciano, Denilson Ambrósio, Fabinho Maringá, Marquinhos da Tia Megue e Alcemir Gomes.

VER. MARCELO NOZINHO - INAUGURAÇÃO DA CLÍNICA DA FAMÍLIA EM CORUMBÁ - TvPrefeito.com
VER. MARCELO NOZINHO - INAUGURAÇÃO DA CLÍNICA DA FAMÍLIA EM CORUMBÁ - TvPrefeito.com

DR. LUIZ ANTÔNIO TEIXEIRA JR - INAUGURAÇÃO DA CLÍNICA DA FAMÍLIA EM CORUMBÁ - TvPrefeito.com
DR. LUIZ ANTÔNIO TEIXEIRA JR - INAUGURAÇÃO DA CLÍNICA DA FAMÍLIA EM CORUMBÁ - TvPrefeito.com

DILMA E PEZÃO INAUGURAM O ARCO METROPOLITANO - TvPrefeito.com
DILMA E PEZÃO INAUGURAM O ARCO METROPOLITANO - TvPrefeito.com

A presidenta da República Dilma Rousseff e o governador Luiz Fernando Pezão inauguraram na manhã desta terça-feira o primeiro trecho da obra do Arco Metropolitano do Rio de Janeiro, que ligará o Porto de Itaguaí até o acesso à BR-040 (Rio-Minas), em Duque de Caxias e custou R$ 1,9 bilhão. A rodovia será aberta para a população a partir desta quarta e será administrada provisoriamente pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ).
O trecho de 71,2 quilômetros entre Duque de Caxias (BR-040) e Itaguaí (BR-101 Sul) do Arco Metropolitano, a obra estratégica mais importante do Estado do Rio nas últimas décadas. Em toda a sua extensão, a rodovia liga Itaboraí a Itaguaí, em um percurso de 145 quilômetros. A via se conecta com todas as estradas federais em território fluminense, integrando ainda os municípios de Magé, Guapimirim, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Japeri e Seropédica.
Incluída em 2007 no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), a construção do trecho por meio da Secretaria de Obras e do DER (Departamento de Estradas de Rodagem) foi iniciada em 2008 e custou R$ 1,9 bilhão. No percurso, foram realizadas obras de terraplenagem, drenagem pluvial, pavimentação e construção de 156 obras de artes como viadutos, pontes, passarelas e passagens subterrâneas.
O Arco Metropolitano inclui ainda o trecho da BR-116 entre o entroncamento com a BR-040, em Duque de Caxias, e Santa Guilhermina, em Magé, em uma extensão de 22 quilômetros, seguindo por 25,2 quilômetros da BR-493 até a BR-101 Norte, na Manilha, em Itaboraí. A duplicação deste último trecho é de responsabilidade do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), do Ministério dos Transportes, cuja obra já foi contratada. Também integra a estrada um trecho de 26 quilômetros da BR-101 Sul (Rio-Santos), já duplicado, entre o distrito de Itacuruçá, em Mangaratiba, e a Avenida Brasil, na altura de Santa Cruz.
A estimativa inicial é de que mais de 30 mil veículos por dia dia usem a rodovia, atingindo 45 mil no ano de 2030. O Arco vai desafogar vias expressas de entrada e saída do Rio como a Ponte Rio-Niterói, Avenida Brasil, Linhas Vermelha e Amarela e as rodovias Washington Luiz e Dutra.
A rodovia faz entroncamento com importantes estradas federais que cortam o estado ou têm o Rio como destino: BR-040 (Rio-Belo Horizonte-Brasília), BR-116 (Via Dutra), BR-101 (Rio-Santos), BR-465 (antiga Rio-São Paulo) e BR-116 (Rio-Bahia). A conexão com os grandes eixos rodoviários do país permitirá a reestruturação da malha viária da Região Metropolitana, melhorando a acessibilidade à capital e entre os municípios vizinhos.
Durante a construção, o Governo do Estado realizou aproximadamente três mil desapropriações e preservou 68 sítios arqueológicos descobertos no trajeto, além de construir oito viadutos sobre dutos da Petrobras e dois outros viadutos sobre um lago em Seropédica, habitat da rã Physalaemussoaresi, espécie ameaçada de extinção.
O Arco Metropolitano vai consolidar o Estado do Rio como um dos principais centros logísticos do país, além de impulsionar o desenvolvimento econômico, gerando emprego e renda principalmente na Baixada Fluminense. A rodovia também permitirá a ligação do Porto de Itaguaí ao complexo industrial e siderúrgico do entorno com o Comperj -- o maior complexo petroquímico em execução pela Petrobras --, em Itaboraí. Outros empreendimentos industriais e de distribuição de mercadorias também serão beneficiados.
A rodovia terá velocidade máxima de 90 km/h (caminhões) e 100 km/h (carros de passeio). De acordo com o assessor da presidência do DER-RJ, Lineu Castilho, neste primeiro momento a operação do Arco Metropolitano será feita por três reboques pesados (para caminhões), cinco reboques leves (para carros) e sete viaturas de fiscalização de velocidade (radar móvel).
Já Pezão também destacou a importância da união entre os governos, possibilitando que um projeto que estava há 43 anos na gaveta fosse concretizado. O governador voltou a repetir o "mantra" que tem usado nos últimos dias para destacar o apoio a presidenta Dilma no Rio de Janeiro. "Temos orgulho de trabalhar ao lado da senhora (presidenta Dilma) e da equipe de governo. Vamos continuar assim", afirmou o governador.

PEZÃO E BORNIER INAUGURAM ADUTORA DE ÁGUA EM JARDIM ESPLANADA - TvPrefeito.com
PEZÃO E BORNIER INAUGURAM ADUTORA DE ÁGUA EM JARDIM ESPLANADA - TvPrefeito.com

A população dos bairros Jardim da Viga, Jardim Esplanada, Vila Operária e Rancho Novo acompanhou hoje (24) a inauguração da nova adutora para o sistema de abastecimento de água da região. O prefeito Nelson Bornier e o governador do estado, Luiz Fernando Pezão, participaram da abertura da nova tubulação, que beneficiará a partir desta terça-feira, 33 mil moradores de Nova Iguaçu.

De acordo com dados da Cedae, três quilômetros de tubulações foram assentados para transportar água produzida pelo sistema da Estação de Tratamento Guandu. A obra custou R$ 5 milhões e foi realizada através de parceria do Governo do Estado e do Governo Federal, com apoio da Prefeitura de Nova Iguaçu.

Para o prefeito Nelson Bornier, a chegada da água com regularidade nos bairros completa o trabalho de urbanização na região, que começou durante o seu primeiro governo, entre os anos de 1996 a 2002. "Esse era um apelo que eu fazia há anos. A nova tubulação vai proporcionar uma vida com mais tranquilidade e cidadania para os moradores daqui. Deixo aqui meu agradecimento ao governador, por esta parceria vitoriosa em Nova Iguaçu, onde quem ganha mais é o povo. Só na nossa cidade, 32 bairros estão recebendo intervenções", avalia Bornier.

Pezão aproveitou para anunciar que a Baixada Fluminense receberá mais cobertura de água. "Sei que a Cedae tem um débito grande com a Baixada. Mas ao assumirmos o governo, pegamos a empresa totalmente falida, com mais de R$ 6 bilhões em dívidas. Agora, conseguimos um financiamento com a Caixa Econômica, onde R$3,2 bilhões serão investidos no complexo Bangu 2, para abastecer toda a região. Além disso, nos próximos dias o reservatório JK, que estava parado há 18 anos, será ativado, levando água para o Centro de Nova Iguaçu e para a cidade de Mesquita", anuncia o governador.

Morando há mais de 20 anos no Jardim Viga, a dona de casa Alessandra Cristina, 37, afirmou estar feliz com a obra. "Saber que não vou precisar mais carregar água e contar com a solidariedade dos vizinhos que tem poço artesiano em casa, é uma alegria. Não ter água em casa é um desconforto. Espero por isso há muitos anos. Isso sim é motivo para comemorar", disse ela, que mora na Rua Imperador.

A solenidade contou ainda com a presença da vice-prefeita, Dani Nicolasina; presidente da câmara de Nova Iguaçu, Maurício Moraes e da maioria dos vereadores da cidade, e do presidente da Cedae, Wagner Victer.

PREFEITURA DE CAXIAS FAZ OPERAÇÃO EM LIXÃO NO JARDIM GRAMACHO - TvPrefeito.com
PREFEITURA DE CAXIAS FAZ OPERAÇÃO EM LIXÃO NO JARDIM GRAMACHO - TvPrefeito.com

Uma operação conjunta entre a Prefeitura de Duque de Caxias, através das secretarias de Meio Ambiente, Políticas de Segurança, Guarda Municipal, 15º BPM (Duque de Caxias), Batalhão de Polícia Ambiental, Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais (Cicca), e Instituto Estadual de Ambiente (Inea), fechou na manhã desta sexta-feira (20/6), um vazadouro clandestino na localidade da Chatuba, no Jardim Gramacho.

Durante a ação, seis caminhões foram apreendidos, sendo um deles da empresa Locar, que presta serviço na coleta de lixo domiciliar do município. Todos os veículos estavam sem o Manifesto de Resíduo, documento que permite o transporte de lixo para aterros sanitários. Todos foram multados por não circularem com o documento exigido. Segundo o vice-prefeito Laury Villar, representando o prefeito Alexandre Cardoso, a situação no local é resultado de um passivo de 40 anos. "Estamos trabalhando para mudar a realidade desta região. Solicitamos a inclusão no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)3, uma verba no valor de R$ 200 milhões para a recuperação e revitalização de toda a área, atendendo desde a recuperação do manguezal até a implantação do Minha casa, minha vida para as famílias que vivem na Chatuba e Parque Independência, em um total de 600 famílias", revelou o vice- prefeito.

Em relação à implantação de um sistema de câmeras nos principais acessos as áreas que servem de despejo de lixo clandestino, Laury Villar, afirmou que o projeto já foi aprovado pelo governo do estado. "Acredito que até o próximo ano as câmeras estarão instaladas e integradas a nossa central de monitoramento. No entanto, existe todo um processo para que possamos instalar os equipamentos", disse.

O secretário de Meio Ambiente de Caxias, Luiz Renato Vergara explicou que nenhum dos caminhões apreendidos não faziam o transporte de lixo clandestino. "Constatamos que não possuíam o documento necessário para circularem na região, o Manifesto de Resíduo. Por isso, foram multados", revela.

"O problema é que muitas empresas de coleta de lixo extraordinário prefere despejar o material aqui, de forma totalmente irregular do que levar a um aterro sanitário licenciado pelo Inea. Um aterro legalizado cobra em média R$ 60 pela tonelada de lixo, enquanto no irregular paga-se em torno de R$ 10 a tonelada", comentou.

Para José Mauricio Padrone, da Cicca, estas operações são necessárias. "É como enxugar gelo, mas temos que impedir este tipo de atividade. Colocamos os trilhos de trens, cavamos uma vala com dois metros de profundidade como forma de impedir a utilização da área como lixão. Fizemos isso em outra área próxima da Chatuba que também servia de vazadouro e houve uma redução significativa. Fiz um sobrevoo e pude constatar a situação. Sabemos que não basta só isso, mas temos que impedir que continuem despejando lixo nesta área".

O representante do Inea, Cláudio Barbosa Oliveira, lembra que a partir da liberação de verba do Estado e da União será possível mudar a realidade das pessoas que vivem no local. "Estamos finalizando um projeto de urbanização para esta área, inclusive com a construção de um complexo desportivo".

A beira do rio Sarapui, o manguezal que existia na região está completamente destruído e coberto por mais de 30 anos de lixo despejados naquela área. São entulhos, moveis caixas, garrafas e alimentos. Porcos e cães reviram o lugar a procura de algo para se alimentar. "Com a verba do PAC3 poderemos recuperar esta área, inclusive o manguezal. Não é uma tarefa simples, e só deverá ocorrer a partir de julho de 2015, já que o anúncio do PAC ocorrerá em agosto deste ano. Enquanto não dispusermos da verba, pretendemos desenvolver ações que reduzem o impacto de tantos anos", explicou o secretário de Meio Ambiente de Caxias, Luiz Renato Vergara.

Empresa interditada

A operação conjunta não se restringiu somente ao lixão clandestino. Uma denúncia ao setor de Licenciamento Ambiental e Fiscalização, levou a equipe da secretaria de Meio Ambiente do município, a interditar e multar a empresa Rental Munck, que funcionava sem licença. "Aproveitamos a operação no vazadouro clandestino para verificar a denúncia sobre o funcionamento da empresa. Quando chegamos ao local, na Avenida Monte Castelo, e pedimos a documentação, constatamos que havia sinais de movimentação de terra e derrubada de árvores sem licença da secretaria de Meio Ambiente. Também apuramos que a empresa, que tem origem no bairro de Olaria, não possuía qualquer documentação para funcionar naquele local. A empresa foi lacrada e autuada por funcionamento irregular. Vamos apurar como ela se instalou no município e que tipo de movimentação de terra ocorreu no local", explica o diretor de Licenciamento Ambiental e Fiscalização, Marcelo Manhães.

PEZÃO INAUGURA SISTEMA DE ÁGUAS E ÁREA DE LAZER EM PARACAMBI - TvPrefeito.com
PEZÃO INAUGURA SISTEMA DE ÁGUAS E ÁREA DE LAZER EM PARACAMBI - TvPrefeito.com

O Governo do Estado entregou nesta terça-feira (17/06) mais 15 ruas revitalizadas no município de Paracambi, na Baixada Fluminense, por meio dos programas Bairro Novo e Asfalto da Porta. Na localidade de Guarajubá, o Bairro Novo beneficiou quatro vias com obras de drenagem, pavimentação e construção de calçadas e meios-fios. Com as intervenções, o programa completa as 13 ruas previstas para o município, com investimento de R$ 4,2 milhões. As 11 vias recapeadas pelo Asfalto na Porta fazem parte de um pacote de 86 ruas, totalizando recursos no valor de R$ 6,2 milhões.

-- Com o asfalto, chegam também os serviços públicos como ambulâncias, ônibus e caminhões de entrega que, em função da lama, não conseguiam circular. Já as prefeituras passam a contar com estrutura para instalar escolas, creches e postos de saúdes nos bairros -- explicou o secretário de Obras, Hudson Braga.

Ginásio poliesportivo e reurbanização de praças

O Estado também inaugurou as obras de construção de um ginásio poliesportivo, no bairro Lages, realizadas no âmbito do programa Somando Forças. O convênio, no valor de R$ 2,6 milhões, incluiu ainda a reurbanização das praças Cara Nova e Expedicionário Gama Flores, conhecida como Praça do Miro. O Estado financiou 95% do total do convênio, cabendo à Prefeitura o restante do financiamento e a execução dos projetos.

O município ganhou outros investimentos do programa, no total de R$ 11,4 milhões, como aquisição de equipamentos, construção de praças e obras de esgotamento sanitário, drenagem e pavimentação.

— É uma alegria muito grande ver a região florescendo e realizando sonhos. O ginásio poliesportivo era uma demanda antiga da cidade, que junto com a praça, vai propiciar uma área de lazer digna e de qualidade para a população - afirmou o governador Luiz Fernando Pezão.

Este ano, um novo convênio foi assinado no valor de R$ 7,6 milhões para melhorias como implantação de calçadas, recapeamento de ruas e construção de pontes. As obras têm previsão de inauguração em 2015.

— A cidade conquistou obras desejadas há muito tempo. O Bairro Novo asfaltou diversas ruas da cidade, que antes sofriam com poeira e lama. É uma conquista para Paracambi. O ginásio com a praça vai permitir que as pessoas pratiquem esportes e joguem seus jogos de cartas e pingue-pongue — disse o prefeito de Paracambi, Tarcísio Gonçalves.

PEZÃO E BORNIER INAUGURAM MAIS 20 RUAS E 1 PONTE EM NOVA IGUAÇU - TvPrefeito.com
PEZÃO E BORNIER INAUGURAM MAIS 20 RUAS E 1 PONTE EM NOVA IGUAÇU - TvPrefeito.com

PREFEITO ALEXANDRE CARDOSO ABRE A FESTA DE SANTO ANTÔNIO 2014 - TvPrefeito.com
PREFEITO ALEXANDRE CARDOSO ABRE A FESTA DE SANTO ANTÔNIO 2014 - TvPrefeito.com

Homenageando o nordeste brasileiro, a festa do padroeiro de Duque de Caxias, Santo Antônio, foi aberta na noite desta quarta-feira (11/6), pelo prefeito Alexandre Cardoso e pelo padre Renato Gentili. Uma das tradicionais comemorações do município, o evento teve início com uma missa na Catedral de Santo Antônio, onde estive presente o vice- prefeito Laury Villar, a primeira dama e secretária de Ações Institucionais e Comunicação, Tatyane Lima, todo o secretariado, o presidente da Câmara, Eduardo Moreira e vereadores.

Durante a solenidade de abertura no palco montado na igreja, o prefeito destacou a importância da festa para a população. "A festa do padroeiro sempre foi esperada pela população de Caxias. Estamos resgatando esta tradição, fazendo o caxiense sonhar. O importante é apoiarmos a igreja nesta iniciativa. O nosso desejo é a cada ano promover uma festa cada vez melhor. No entanto, o principal nesta festa é incentivar o amor e o espírito de família", afirmou.

Para o padre Renato Gentili, a parceria com a prefeitura nos dois últimos anos tem sido fundamental. "No ano passado tivemos uma grande comemoração, este ano sabemos que será melhor" destacou.

Em seguida a abertura, o prefeito acompanhado do pároco e das autoridades visitou as barracas que ganharam frente cenográfica remetendo a festas religiosas do Nordeste e o Circuito Gastronômico. A noite foi marcada com shows no palco externo do teatro Raul Cortez, na Praça do Pacificador, com a Orquestra Sanfônica, seguido pela banda K7, Paulinho Balthazar e encerrando a programação, Edinho do Samba.

A festa de Santo Antônio prossegue até domingo com uma série de atrações. A expectativa é que a comemoração do padroeiro da cidade ultrapasse os 200 mil frequentadores do ano passado. Nesta quinta-feira (12/6) a festa começa mais cedo, às 16 horas, com a solenidade de abertura da Copa do Mundo e o jogo entre as seleções do Brasil e da Croácia. Após a partida, a programação terá encontro de cordelistas, baile com a Orquestra Lira de Ouro, e shows com P10; Conexão Carioca e Beto Gaspari.

PREFEITURA  INAUGURA A 1ª PRAÇA SUSTENTÁVEL DE DUQUE DE CAXIAS - TvPrefeito.com
PREFEITURA INAUGURA A 1ª PRAÇA SUSTENTÁVEL DE DUQUE DE CAXIAS - TvPrefeito.com

GOVERNADOR PEZÃO E PREFEITO DE MAGÉ NESTOR VIDAL INAUGURAM RUAS EM MAUÁ - TvPrefeito.com
GOVERNADOR PEZÃO E PREFEITO DE MAGÉ NESTOR VIDAL INAUGURAM RUAS EM MAUÁ - TvPrefeito.com

ALEXANDRE CARDOSO INAUGURA BAIRRO LEGAL NO PANTANAL - TvPrefeito.com
ALEXANDRE CARDOSO INAUGURA BAIRRO LEGAL NO PANTANAL - TvPrefeito.com

Moradores e lideranças comunitárias do bairro Pantanal, em Duque de Caxias, participaram na noite desta segunda-feira (12/5), da inauguração das obras do Programa Bairro Legal, que reformou toda a Praça Brasil, realizou a limpeza de galerias, poda de árvores, operação tapa buraco e troca das lâmpadas no local e em ruas do entorno. A solenidade contou com a presença do prefeito Alexandre Cardoso que anunciou a implantação de uma unidade de Saúde da Família.

Principal área de lazer do bairro, a praça recebeu inúmeras melhorias, como a recuperação do campo de futebol que ganhou nova grama sintética, iluminação e alambrado. Também a quadra passou por obras. Já as crianças podem aproveitar os novos brinquedos instalados, enquanto os aposentados ganharam um novo quiosque e academia de ginástica.

Em seu discurso o prefeito fez um relato sobre o primeiro ano de governo, e os problemas que encontrou ao assumir a prefeitura. "Estamos recuperando a autoestima e a cidadania com as obras do Programa Bairro Legal. Gramacho, Olavo Bilac, Jardim Leal, Bananal, Vila Urussai já foram atendidos por este programa", explicou.

"Vamos implantar, em breve, mais uma unidade de Saúde da Família no Pantanal. Ela ficará próximo à Praça Brasil. O nosso objetivo é atender cada vez mais a população de Caxias na área da saúde. É importante entender que não é construindo hospitais que iremos resolver o problema do morador da cidade, e sim atendendo a população onde ela mora, cuidando da hipertensão ou da diabetes", disse o prefeito Alexandre Cardoso, que anunciou ainda a assinatura de convênios para a construção de mais cinco unidades de Saúde da Família e de combate a enchente.

A solenidade contou ainda com a presença do vice-prefeito Laury Villar, da primeira-dama e secretária de Ações Institucionais e Comunicação, Tatyane Lima, secretários municipais, vereadores e lideranças comunitárias.

Bairro Legal

O programa Bairro Legal já atendeu as localidades do Gramacho, Olavo Bilac, Jardim Leal, Bananal, Vila Urussai realizando serviços de recuperação de áreas de lazer, criação de academia de ginástica para a Terceira Idade, limpeza de galerias, canais e valões, capina, operação tapa buraco, troca de lâmpadas entre outros serviços. O próximo que será beneficiado com o programa é o Pilar.

PREFEITO BORNIER INAUGURA ESCOLAS EM RODILÂNDIA E CABUÇU -  TvPrefeito.com
PREFEITO BORNIER INAUGURA ESCOLAS EM RODILÂNDIA E CABUÇU - TvPrefeito.com

O prefeito de Nova Iguaçu, Nelson Bornier, inaugurou, neste final de semana, duas importantes escolas de horário integral, nas regiões de Cabuçu e Austin, onde a demanda por vagas é das maiores da cidade. A festa contou com as presenças do deputado Federal, Felipe Bornier, e dos Estaduais, Luiz Martins e Domingos Brazão, além do governador Luiz Pezão, que tem sido importante aliado nas obras de infraestrutura do município, onde diversos canteiros de obras podem ser vistos.

As Escolas Municipais Professor Franklin Bolivar Fernandes e Professora Ivani Vigné Babo receberam juntas investimento de 5,8 milhões em prédios padrões com dez salas de aulas, refeitório para 700 alunos, midiateca, biblioteca, quadras cobertas, vestiário e outras características importantes, como acessibilidade na maioria das dependências. Ambas vão oferecer o Programa Escola Viva de Educação Integral, com horário das 10 às 17h, com capacidade total de 420 até o próximo ano.

O prefeito Bornier enfatizou a importância da parceria com o governo do estado, a quem tem buscado socorro. "O governador tem nos ajudado com obras de saneamento, drenagem e pavimentação, inclusive aqui em Rodilândia", enfatizou o prefeito.
A meta dele é construir 22 escolas, sendo que além das já inauguradas outras três estão em construção nos bairros de Lagoinha, Grão Pará e Santa Rita. Ele anunciou a construção de novas unidades escolares em Parque Estoril e Três Marias.

A emoção tomou conta da secretária de Educação, Maria Aparecida Rosestolato, ao lembrar as condições insalubres em que se em encontravam a maioria das escolas. "Não se pode cobrar do prefeito que ele resolva os problemas de 10 anos em um ano e quatro meses de governo. Encontramos crianças estudando em escola em cima de esgoto em Três Marias", lembrou Aparecida.

As duas solenidades tiveram as participações do presidente da Câmara de Vereadores, Maurício Moraes, do líder de governo, Carlão Chambarelli e dos vereadores, Fernandinho Moquetá, Alcemir Gomes, Jeane Jura, Marquinhos da Tia Megue, Henrique Neves, Marcelinho Amigos das crianças, Marcos Rocha, Juninho do Pneu, Nei Irmão, Dequias, Renato do Mercado, Luciano Gomes, Denílson Ambrósio, Marcelo Nozinho, Gerciano Cunha, Fabinho Rodilândia, Eduardo do Doce.

Emoção

As duas inaugurações foram marcadas pela emoção dos familiares dos patronos e pelas bênçãos do Bispo de Nova Iguaçu, Dom Luciano Bergamim e padre Bernardo Masson, da paróquia de Cabuçu . "Estamos recompensados com essa homenagem. Sei o quanto meu irmão amava a nossa profissão, disse emocionada. A família da professora Ivani também compareceu. Estavam o viúvo, Carlos Alberto Babo, os Filhos Marcelo e Patrícia Babo e os netos, que estavam visivelmente tomados pela emoção.

"Ficamos encantados com a qualidade da obra da escola. Visitamos o local na quinta- feira. Nunca vi aqui em Nova Iguaçu, uma escola como essa", disse empresário Carlos Alberto Babo.

Para o vereador Fabinho da Rodilândia, a inauguração da escola e as obras representam um marco na história do bairro. "Educação é primordial para as crianças e hoje temos uma escola de qualidade", disse o vereador que agradeceu ao prefeito e ao governador Pezão.

Os secretários de governo, Thiago Portela, de obras e Serviços Públicos, Carla Neve, de Cultura, Wagner d'Alex Almeida, de Saúde, Luis Teixeira, de Ação Social,Cristina Quaresma, do presidente de Política Públicas da Edudação, Acárisi Ribeiro.
Além das autoridades, a festa maior ficou mesmo com os estudantes, que ganharam um trenzinho de pipocas, algodão doce, cachorro quente, personagens infantis e a peça "Rei Leão".

Para os estudantes da Escola Municipal Professor Frankilin Bolivar Fernandes, Gabriel Santos Silva e Gabriela da Silva, ambos de 7 anos, a escola é um verdadeiro sonho. "A escola é muito bonita e tem quadra pra gente brincar", resumiu Gabriel.

ALEXANDRE CARDOSO E MORADORES DO MUNICÍPIO VISITAM HOSPITAL DUQUE DE CAXIAS - TvPrefeito.com
ALEXANDRE CARDOSO E MORADORES DO MUNICÍPIO VISITAM HOSPITAL DUQUE DE CAXIAS - TvPrefeito.com

"O novo hospital Duque vai ser o melhor complexo hospitalar policlínico do Brasil". A garantia partiu do prefeito de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso, durante a visita que centenas de moradores da cidade, neste sábado (17/05) às obras da primeira fase da nova unidade de saúde que deverão estar concluídas até o final de julho. A previsão é de que o complexo comece a funcionar com atendimento ambulatorial em agosto em todas as especialidades.

Durante quase três horas o prefeito Alexandre Cardoso, o vice-prefeito Laury Vilar, o secretário municipal de Saúde, Camilo Lelis Junqueira, a primeira-dama e secretária de Ações Institucionais e Comunicação Tatyane Lima percorreram o terceira e o quarto andares, onde funcionarão os ambulatórios, laboratório e o centro de imagens e endoscopia. A segunda fase deverá estar concluída no final do ano.

Na segunda visita feita para acompanhar o andamento das obras, os moradores saíram satisfeitos com o que viram e conversaram com o prefeito. Questionamentos e sugestões foram apresentados e respondidos pelo prefeito Alexandre Cardoso que falou das dificuldades encontradas ao assumir o governo no ano passado. "Hoje o Duque representa a realização de sonho de toda população. Na policlínica o paciente que precisar poderá ficar internado até três dias. Se for necessária internação mais prolongada ou cirurgia o paciente será encaminhado ao hospital Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo ou a uma unidade federal ou estadual com a especialidade que o paciente precisa para sua recuperação", disse o prefeito aos visitantes.

Um momento marcante durante a visita foi à chegada do estudante Mateus Campelo, de 12 anos que nasceu na Maternidade do antigo Hospital Duque no dia 8 de junho de 2001. Morador da Rua Nina Rodrigues ele fez questão de cumprimentar o prefeito Alexandre Cardoso e mais tarde apresentou sua mãe, a dona de casa Gerusa Campelo.

Vizinha do hospital no bairro Senhor do Bonfim, Ivete de Siqueira Pinto, de 64 anos fez questão de voltar ao hospital para ver o andamento das obras. "Está uma maravilha. Usei muito o antigo hospital Duque e pelo que estou vendo o prefeito está cumprindo mais uma promessa", disse a moradora da Rua Manoel Lucas.

Fechado há quase seis anos o Hospital Duque vai oferecer atendimento entre outras áreas de ortopedia, centro de imagens, fisioterapia, cardiologia, eletrocardiograma, pediatria, odontologia, inclusive para portadores de necessidades especiais e oftalmologia com tratamento e cirurgia de catarata. A emergência vai funcionar 24 horas. "Também teremos atendimento na ária de psiquiatria", anunciou o prefeito Alexandre Cardoso que também cuidará dos homens acima dos 50 anos nos exames e tratamento de próstata.

O prefeito Alexandre Cardoso disse ainda aos moradores que com a entrada em funcionamento do hospital Duque e com a ampliação das Unidades de Saúde da Família (USF) os problemas de saúde no município vão diminuir. Ele falou também da UPA que está sendo construída junto ao Hospital Dr. Moacyr Rodrigue do Carmo e da UPA Infantil, a primeira do Brasil, inaugurada ao lado do Hospital Infantil Ismélia da Silveira, que está em obras. "Vamos marcar uma visita ao hospital infantil e espero a presença de vocês, moradores preocupados com a saúde no município", ressaltou o prefeito.

Também estiveram presenta à visita secretários e subsecretários, deputados, vereadores e lideranças comunitárias dos distritos.

O novo Hospital Duque vai ficar assim quando concluído:

Pavimento térreo (segunda fase) - Funcionará o setor de reabilitação e terapia. Através de convênio com a Unigranrio serão oferecidos serviços de Fisioterapia, reabilitação aquática e cinesioterapia.

Segundo Pavimento (segunda fase) - Neste setor funcionará a Central de Emergência 24 horas, diagnóstico e terapia (internação de curta duração), sala de Raios X, Mamografia, Densimetria óssea e tomografia.

Terceiro Pavimento (primeira fase) - Pequenas cirurgias, laboratório de análises clínicas, ergometria, ultrassonografia, eletroencefalograma, ultrassonografia, endoscopia, espirometria, ecocardiograma e eletrocardiograma.

Quarto Pavimento (primeira fase) - Policlínica ambulatorial adulto e infantil nas especialidades: clínica médica, pediatria, odontologia, cardiologia, pneumologia, proctologia, urologia, gastroenterologia, nefrologia, psiquiatria, otorrino, cirurgia vascular/angiologia, dermatologia, cirurgia pediátrica, ortopedia, nutrição, psicologia e oftalmologia.

Endereço do Hospital Duque de Caxias: Rua Manoel Lucas, s/nº- bairro Senhor do Bonfim.

PEZÃO E GELSINHO GUERREIRO INAUGURAM RUAS EM MESQUITA BANCO DE AREIA - TvPrefeito.com
PEZÃO E GELSINHO GUERREIRO INAUGURAM RUAS EM MESQUITA BANCO DE AREIA - TvPrefeito.com

PREFEITO BORNIER INAUGURA A NOVA PEDIATRIA DO HOSPITAL DA POSSE - TvPrefeito.com
PREFEITO BORNIER INAUGURA A NOVA PEDIATRIA DO HOSPITAL DA POSSE - TvPrefeito.com

O Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI/Hospital da Posse) ganhou nesta quarta-feira (14/05) uma nova ala exclusiva para acolhimento de crianças internadas na unidade. Depois de passar por uma ampla reforma, a nova Pediatra oferecerá mais conforto no atendimento e ampliará para 32 o número de leitos de internação - o hospital possui uma média de 160 internações infantis ao mês, sendo uma das maiores emergências pediátricas públicas da Baixada Fluminense -.

Em janeiro de 2013, o setor, que funcionava como depósito de equipamentos sucateados, foi fechado por conta das precárias condições . Com a reforma -- que faz parte de uma série de ações da 2° etapa do Programa Nova Saúde Iguaçu --, além da nova pintura e novas instalações elétricas e hidráulicas, todo o sistema de oxigênio foi substituído. Novos móveis e equipamentos também foram adquiridos para garantir mais qualidade e segurança, tanto para as crianças e seus acompanhantes, quanto para os médicos e enfermeiros do setor.

"A inauguração desse setor para mim é uma conquista não só profissional, mas também do ponto de vista pessoal. Minha esposa foi interna e residente nessa pediatria. Tive um grande choque quando, em 2013, a encontrei fechada. Em um ano e cinco meses, o prefeito Nelson Bornier conseguiu grandes avanços na saúde iguaçuana. É com orgulho que entregamos essa pediatria com um novo cenário, onde pacientes e profissionais poderão usufruir de um ambiente mais digno e humanizado". afirmou o secretário municipal de Saúde de Nova Iguaçu, Luiz Antônio Teixeira Júnior, ressaltando ainda a redução da mortalidade infantil no município. Em 2012 foram registrados 13 óbitos, em 2013 três. Este ano, até o momento, a cidade ainda não registrou óbitos maternos.

A Nova Pediatria conta ainda com lactário, uma sala de procedimento e um leito de isolamento -- para acolher casos de doenças infectocontagiosas e crianças com baixa imunidade. A sala da classe hospitalar -- que oferece aulas escolares às crianças internadas em período de médio a longo prazo -- também passou por reformas, ganhando um espaço maior e mais moderno, com uma mini-biblioteca e brinquedos paradidáticos. Outro espaço que foi reformado é o parquinho, na parte externa, que ganhou brinquedos novos e uma área verde com grama sintética.

O diretor geral do HGNI, Joé Sestello, ressalta a importância de um ambiente confortável para melhora do paciente. "Quando um paciente encontra em um hospital um ambiente confortável, ele se sente mais acolhido e apresenta uma resposta mais rápida ao tratamento, diminuindo com isso o tempo de internação. Além disso, o profissional em um ambiente de trabalho adequado se sente valorizado", disse.

O Hospital Geral de Nova Iguaçu é uma unidade municipal, e recebe pacientes de outros municípios da Baixada e ainda os acidentados da rodovia Presidente Dutra. Em 2012 foram quase 77 mil atendimentos. Em 2013, com os investimentos e melhorias, esse número subiu para mais de 116 mil, um aumento em mais de 50%.

Em 2013, o HGNI possuía apenas 200 leitos de internação. Com os investimentos na unidade, esse número aumentou para 306. Na 2º etapa do Programa Nova Saúde Iguaçu, outros setores do Hospital da Posse e da Maternidade Mariana Bulhões passarão por reformas e ampliações, que possibilitarão a criação de mais 100 leitos.
Esta fase inclui ampliação da emergência vermelha do HGNI-- de quatro para 15 leitos --, criação do Centro de Tratamento de Acidente Vascular Cerebral, com mais 30 leitos, ampliação da maternidade, com mais 60 leitos, a construção da Unidade de Pronto Atendimento Municipal (UPA), em Comendador Soares e de quatro unidades de saúde 24 horas, além da implantação de 19 Clínicas da Família, a primeira delas já entregue na Cerâmica.

PEZÃO E ALEXANDRE LANÇAM OBRAS EM CAMPOS ELÍSEOS - 2º DISTRITO DE CAXIAS - TvPrefeito.com
PEZÃO E ALEXANDRE LANÇAM OBRAS EM CAMPOS ELÍSEOS - 2º DISTRITO DE CAXIAS - TvPrefeito.com

BORNIER INAUGURA A 1ª CLÍNICA DA FAMÍLIA DE NOVA IGUAÇU - TvPrefeito.com
BORNIER INAUGURA A 1ª CLÍNICA DA FAMÍLIA DE NOVA IGUAÇU - TvPrefeito.com

O sábado (10/05) foi especial para os moradores da Cerâmica. O bairro ganhou a primeira Clínica da Família de Nova Iguaçu, que foi inaugurada em clima de festa pelo prefeito Nelson Bornier e o secretário municipal de Saúde Luiz Antônio Teixeira Jr. A unidade conta com equipes do Programa Saúde da Família, que são compostas por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, agentes comunitários de saúde e dentistas.

A nova clínica tem capacidade para realizar cerca de 1.800 atendimentos mensais em clínica médica, pediatria, ginecologia e odontologia e funcionará de segunda à sexta -feira das 8h às 17h. A entrega da unidade é o marco inicial da segunda etapa do Programa Nova Saúde Iguaçu, que está promovendo melhorias na saúde do município. "Avançamos muito e ainda faremos muito mais. Até o fim do ano teremos mais 18 clínicas como essa e também quatro unidades 24 horas e uma UPA municipal" anunciou o prefeito Nelson Bornier.

Nadeje Honorato e o marido Luciano Roberto foram conferir a novidade do bairro. "Esperamos por isso há muito tempo e felizmente chegou a nossa hora. Antes precisávamos andar cerca de 20 minutos até o bairro vizinho para uma consulta. Agora temos um posto novinho e bem perto da gente", comemora a dona de casa.

Luiz Antônio Teixeira Júnior falou sobre os desafios de administrar a secretaria de Saúde de uma cidade com quase um milhão de habitantes e também atender as demandas de outros municípios. "Em pouco mais de um ano de trabalho conseguimos melhorar e muito o atendimento no Hospital da Posse, que apesar de municipal, atende pacientes de toda a Baixada Fluminense e de outras regiões, já que está localizado próximo a Via Dutra. Reabrimos a Maternidade Mariana Bulhões e já estamos ampliando a unidade, que também atende gestantes de toda a Baixada. Precisamos contar com o engajamento dos outros municípios, que também devem criar novas unidades para prestar atendimento de qualidade a Baixada", explicou.

Durante a inauguração, o Ônibus da Saúde realizou 464 atendimentos em clínica médica, odontologia e fonoaudiologia, Também foram realizados medição de pressão arterial, vacinação contra a gripe e distribuição de preservativos. Além do prefeito e do secretário municipal de Saúde, estiveram presentes ao evento o deputado estadual e líder do PMDB na Alerj Domingos Brazão, o deputado federal Felipe Bornier (PSD), além de quase todos os vereadores da Câmara de Nova Iguaçu. A Clínica da Família da Cerâmica fica localizada na Rua Aristotelina Mariano de Souza, 406.

PEZÃO E BORNIER ENTREGAM MAIS 23 RUAS EM NOVA IGUAÇU - J PERNAMBUCO E V IGUAÇUANA - TvPrefeito.com
PEZÃO E BORNIER ENTREGAM MAIS 23 RUAS EM NOVA IGUAÇU - J PERNAMBUCO E V IGUAÇUANA - TvPrefeito.com

GOVERNADOR PEZÃO ATENDE EM GABINETE ITINERANTE INSTALADO EM BELFORD ROXO - TvPrefeito.com
GOVERNADOR PEZÃO ATENDE EM GABINETE ITINERANTE INSTALADO EM BELFORD ROXO - TvPrefeito.com

ALEXANDRE CARDOSO INAUGURA BAIRRO LEGAL EM VILA URUSSAÍ - TvPrefeito.com
ALEXANDRE CARDOSO INAUGURA BAIRRO LEGAL EM VILA URUSSAÍ - TvPrefeito.com

A Vila Urussai está de cara nova. Nesta quarta-feira (30/4) o prefeito de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso, entregou aos moradores daquela localidade as obras do programa Bairro Legal. Limpeza de galerias, poda de árvores, asfaltamento de ruas e recuperação do campo de futebol que ganhou alambrado, iluminação e grama sintética novos, além da instalação de aparelhos de ginástica para o pessoal da terceira idade foram algumas das melhorias realizadas na região.

O prefeito Alexandre Cardoso lembrou que por muito tempo o bairro pouco recebeu benefícios do poder público. "Estas obras que realizamos não só na Vila Urussai, como em outras áreas de Duque de Caxias são resultado de parceria. É através delas que estamos revolucionando esta cidade. Já asfaltamos cerca de 200 quilômetros de ruas e pretendemos ampliar. Mas isto só é possível porque temos uma parceria com os governos federal e do estado. Quero aproveitar para anunciar que além das ruas que foram atendidas pelo programa Bairro Legal, uma outra vai da localidade também será atendida, a Rua Afonso Guimarães", revelou o prefeito.

Desde fevereiro o programa Bairro Legal já atendeu o Gramacho, Olavo Bilac, Jardim Leal e Bananal, agora foi a vez da Vila Urussai e, em breve, o bairro do Pantanal. O programa leva as localidades serviços de infraestrutura como asfaltamento de ruas, limpeza de galerias, canais e valões, iluminação pública, reforma de área de lazer.

Estiveram presentes a inauguração, o vice-prefeito Laury Villar, a primeira-dama e secretária de Ações Institucionais e Comunicação, Tatyane Lima, secretários municipais, o presidente da Câmara, Eduardo Moreira, vereadores, o deputado estadual Dica, o comandante do 15º BPM (Duque de Caxias), tenente- coronel Ranulpho Brandão.

PEZÃO ANUNCIA GABINETE ITINERANTE EM BELFORD ROXO - TvPrefeito.com
PEZÃO ANUNCIA GABINETE ITINERANTE EM BELFORD ROXO - TvPrefeito.com

CAMINHADA EM PROL DA CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO - ILHA DO GOVERNADOR - Tvprefeito.com
CAMINHADA EM PROL DA CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO - ILHA DO GOVERNADOR - Tvprefeito.com

PEZÃO DÁ INÍCIO A GABINETE ITINERANTE E INAUGURA RUAS EM S GONÇALO - TvPrefeito.com
PEZÃO DÁ INÍCIO A GABINETE ITINERANTE E INAUGURA RUAS EM S GONÇALO - TvPrefeito.com

O Governo do Estado inaugurou nesta segunda-feira (28/4) 17 ruas de três localidades de São Gonçalo, revitalizadas pelo programa Bairro Novo, da Secretaria de Obras. As intervenções -- que compreendem drenagem pluvial, pavimentação e construção de calçadas e meios-fios -- representam um investimento de R$ 19,2 milhões. Foram entregues seis ruas no bairro Pacheco, quatro na Lagoinha e sete em Vista Alegre.

Na localidade de Pacheco, foram beneficiadas as vias Cardeal Arco Verde, Joaquim Cleto, Padre Afonso Rodrigues, Jelcyr Canelas Porto, Ministro Benedito Marinho e Presidente Venceslau Brás, em uma extensão de 3,6 quilômetros. O bairro terá também a Rua César Machado asfaltada.

Lagoinhas teve quatro ruas revitalizadas, em uma extensão de cerca de um quilômetro: Presidente Afonso Pena, Dr. Armando Marques e Carlos da Fonseca e Travessa São Francisco.

Já o bairro Vista Alegre tem sete vias contempladas, em uma extensão de 3,1 quilômetros: Castro Alves; Guilherme Fernandes; Henrique Martins I; Pedro Landim; Fernando de Magalhães; Izamor Furquim de Campos; e Américo Vespúcio. A localidade receberá melhorias em 15 ruas no total, em uma extensão de 6,9 quilômetros. O bairro já teve as ruas Basílio da Gama, Padre Manoel Nóbrega, Aluísio de Azevedo, Padre Afonso Rodrigues, Mário de Alencar e a Travessa Rafael Buzarelo inauguradas em 22 de janeiro deste ano.

O município de São Gonçalo terá um total de 280 ruas de 14 bairros beneficiadas pelo programa, significando uma extensão de 111,6 quilômetros e recursos no valor de R$ 144,9 milhões. Do total, 64 vias já foram inauguradas em Vista Alegre (13), Laranjal (8), Santa Luzia (10), Lagoinha (4), Pacheco (6) e Jardim Catarina (23). Os bairros Porto Rosa, Jardim Nova República, Mutuaguaçu, Fazendo Mineiro/Itaúnas, Nova Cidade, Boa Vista, Galo Branco, Matupira/Estrela do Norte também são beneficiados pelo programa.

PREFEITO ALEXANDRE CARDOSO INAUGURA CENTRO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL EM XERÉM - TvPrefeito.com
PREFEITO ALEXANDRE CARDOSO INAUGURA CENTRO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL EM XERÉM - TvPrefeito.com

Os moradores de Xerém, quarto distrito de Duque de Caxias, não precisam mais ir ao centro para conseguir a segunda vida da Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade ou orientação para o cadastramento no programa Minha casa minha vida. A mudança veio com a chegada do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), inaugurado na sexta-feira (4/4), pelo prefeito Alexandre Cardoso.
A implantação do CRAS Xerém era uma antiga reivindicação dos moradores que alegavam a distância do centro de Caxias. Segundo o prefeito Alexandre Cardoso, a prefeitura tem demonstrado que a parceria é boa para todos. A cidade precisa ser planejada e estamos fazendo isso", destacou.
Para a secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Cláudia Peixoto, a implantação da unidade em Xerém é resultado da determinação do prefeito Alexandre Cardoso. "Este CRAS era para ter sido construído em 2008. Em um ano e três meses de administração, conseguimos concretizar um desejo antigo dos moradores desta região. Antes mesmo de inaugurarmos, fomos procurados por moradores ansiosos por atendimento", afirma.
A solenidade que contou com a presença do vice- prefeito Laury Viilar, a primeira-dama e secretária de Ações Institucionais e Comunicação, Tatyane Lima, os secretários Luiz Felipe Leão (Obras), Tarce Filho (Serviços Públicos), Marcello da silva Costa (Defesa Civil), Jesus Chediak (Cultura e Turismo), o presidente da Fundec Elder Lugon, representando o Legislativo do município, o vereador Thiago Barreto, deputado estadual Dica.

PREFEITO EDUARDO PAES INAUGURA AV HERMANO FREIRE - B DA TIJUCA  - TvPrefeito.com
PREFEITO EDUARDO PAES INAUGURA AV HERMANO FREIRE - B DA TIJUCA - TvPrefeito.com

O prefeito Eduardo Paes inaugurou, neste sábado (12/04), a Avenida Engenheiro Hermano Cezar Jordão Freire, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Com um quilômetro de extensão, a nova via representa mais uma importante intervenção viária do BRT Transcarioca — corredor expresso de ônibus que ligará a Barra à Ilha do Governador — para desafogar o trânsito da Linha Amarela em direção ao Via Parque e à Península.


A Avenida tem formato de um "Y" e passará por baixo da Ponte Estaiada Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales, cujas entradas serão possíveis por essa ponte ou pela Avenida Ayrton Senna, com saída na Avenida João Cabral de Melo Neto, atrás do Via Parque.
Essa via permitirá escoar todos os veículos que vêm de Jacarepaguá, da Linha Amarela e da Avenida Abelardo Bueno, em direção à Barra, passando por trás do Via Parque e do Barra Shopping. Esse era um pleito antigo dos moradores da Barra, uma vez que permite o acesso mais rápido sem o cruzamento com sinal da Avenida Ayrton Senna.
O subprefeito da Barra e Jacarepaguá, Alex Costa, destaca a importância dessa nova via para descongestionar o trânsito na Av. Ayrton Senna.
- Para se ter uma ideia de grandeza, o cruzamento em frente ao Hospital Lourenço Jorge era feito por aproximadamente 720 carros por hora e foi eliminado com a inauguração do Complexo Viário do Mergulhão Billy Blanco. O cruzamento em frente ao Via Parque tem cerca do dobro do volume de carros. Essa alça vai descongestionar a entrada da Barra, para quem vem de Jacarepaguá, da Linha Amarela (via ponte estaiada). Hoje o motorista gasta mais de 10 minutos para fazer esse cruzamento em frente ao Via Parque.
Com a inauguração da Avenida Engenheiro Hermano Cezar Jordão Freire a Avenida Ayrton Senna não terá mais nenhum cruzamento para veículos. Os sinais permanecerão para travessia de pedestres até que as passarelas estejam concluídas.
O presidente do Península, Marcelo Traitel, também destacou a importância da obra.
- É fundamental para a qualidade de vida dos moradores da Península (aproximadamente 18 mil, além do público flutuante de lojas e salas) já que passamos a ter uma via adequada para chegarmos e sairmos de casa. Antes dessas obras demorávamos mais de 30 minutos para cruzar a Avenida Ayrton Senna -- explicou.
A Cet-Rio informa que mais de 1300 veículos cruzam a Avenida Ayrton Senna em direção à Península, na altura do Via Parque, e a estimativa é que passarão a utilizar a nova avenida, descongestionando esse trecho da Avenida Ayrton Senna. A intervenção teve duração de um ano e investimento de R$ 20 milhões e faz parte do complexo de obras da Transcarioca, corredor expresso de ônibus que ligará a Barra da Tijuca à Ilha do Governador.
A sinalização da nova via está implantada nas vias de acesso e para orientar os motoristas, nesses primeiros dias, a Cet-Rio vai instalar quatro painéis móveis.

PREFEITO ALEXANDRE CARDOSO REINAUGURA POSTO DE SAÚDE NO BAIRRO CENTENÁRIO - TvPrefeito.com
PREFEITO ALEXANDRE CARDOSO REINAUGURA POSTO DE SAÚDE NO BAIRRO CENTENÁRIO - TvPrefeito.com

O prefeito de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso, entregou nesta segunda-feira (14/4), aos moradores do bairro do Centenário, a Unidade de Saúde da Família Maria Dalva Pereira Gomes. O prédio que foi totalmente reformado era utilizado até a pacificação do Complexo da Mangueirinha pela Polícia Militar, em agosto de 2013, como ponto de endolação de drogas. A unidade entra em funcionamento na quarta-feira (16/4) e atenderá cerca de quatro mil pessoas da comunidade.

Em sua fala, o prefeito Alexandre Cardoso lembrou que a reabertura do posto de saúde era um desejo antigo. "Tinha um compromisso em reativar este posto. Isto só está sendo possível porque a região está pacificada. Estamos investindo onde realmente o município tem a obrigação, na saúde preventiva. Não adianta construirmos hospitais se a população não tem atendimento nos casos, por exemplo, de hipertensão ou diabetes", afirmou.

"Quando assumimos a administração de Caxias encontramos a saúde do município em estado caótico. Conseguimos resgatar a saúde, através da dedicação dos profissionais. Hoje, aumentamos a cobertura do USF em 50%", destaca o prefeito Alexandre Cardoso.

O secretário de Saúde de Caxias, Camilo Junqueira, lembrou que a reabertura do posto facilitará a vida dos moradores daquela região. "A partir desta quarta-feira (16/4), estaremos de portas abertas para atender a população do Centenário", comentou.

Durante a abertura da unidade de saúde, que contou com a presença do vice- prefeito Laury Villar, dos secretários municipais Tarce Filho (Serviços Públicos), Gilberto Silva (Esporte e Lazer), e vereadores, o comandante do 15º BPM (Duque de Caxias), tenente-coronel Brandão, o comandante da UPP do Complexo da Mangueirinha, capitão Bruno Leite, o prefeito prestou homenagem à família de Maria Dalva Pereira Gomes.

Atendimento

A nova Unidade de Saúde da Família está localizada na Rua João Ribeiro, e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 17 horas, oferecendo exames de pré-natal, coleta de preventivo, vacinação, atendimento à hipertensos e diabéticos, e atendimento odontológico para adultos e crianças.

ALEXANDRE CARDOSO INAUGURA  ESCOLA MUNICIPAL AFONSO ARINOS - TvPrefeito.com
ALEXANDRE CARDOSO INAUGURA ESCOLA MUNICIPAL AFONSO ARINOS - TvPrefeito.com

Moradores e estudantes de Nova Campina, terceiro distrito de Duque de Caxias, passaram mais de 20 anos esperando que a região contasse com uma escola moderna e que atendesse aos seus anseios. Finalmente nesta segunda-feira (14/4), o sonho se transformou em realidade com a inauguração pelo prefeito Alexandre Cardoso, da Escola Municipal Senador Afonso Arinos.

Em seu discurso, o prefeito pediu desculpas à comunidade pelo tempo que tiveram de esperar. "Quero começar minha fala me desculpando pelo tempo que a prefeitura levou para atender este desejo da comunidade. Sabemos a importância da Educação no contexto da vida das pessoas. Educação passa por uma escola com qualidade, conforto. No ano passado reformamos 44 escolas e este ano serão 53 unidades", afirmou.

A secretaria de Educação, Marluce Gomes destacou o trabalho da prefeitura para construir a escola Afonso Arinos. "Foi um trabalho de dedicação de todos envolvidos", disse.

Com capacidade para mais de 500 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, a nova unidade que durante anos funcionou de forma improvisada no Ciep, ocupa uma área de cerca de dez mil metros quadrados, tem 10 salas de aula e funcionará em dois turnos. O local conta também com quadra de esportes coberta para as aulas de educação física e torneios em várias modalidades.

Aluna do 8º ano do Ensino Fundamental, Larissa Evelyn dos Reis Matos, 17 anos, comemorou a inauguração da escola. "Agora tenho uma escola. Ficou bonita e motiva todo mundo à estudar. Quando estava no Ciep não era a mesma coisa, não tínhamos condições de estudar. Agora que temos uma escola nova também devemos preservar. Já conversamos com a professora para preparar uma campanha que mostre a todo mundo a importância de cuidarmos do colégio. Esperamos tanto tempo por isso, não podemos estragar", concluiu.

Participaram da solenidade a primeira-dama e secretaria de Ações Institucionais e Comunicação, Tatayane Lima, o vice- prefeito Laury Villar, a secretária municipal de Educação, Marluce Gomes, os secretários Tarce Filho (Serviços Públicos), Marcello da Silva Costa (Defesa Civil), Mário Sérgio Duarte (Políticas de Segurança), Luiz Renato Vergara (Meio Ambiente), Elder Lugon, presidente da Fundec, o subsecretário de Obras, Omar Kyrchmeyer de Lima, representando o secretário Luiz Felipe Leão, a diretora da escola, professora Teresa Cristina, o presidente da Câmara, Eduardo Moreira, vereadores, os deputados estaduais Dica e Ricardo da Carol.

PREFEITO BORNIER ENTREGA MAIS 184 CASAS - BAIRRO IPIRANGA - N IGUAÇU - TvPrefeito.com
PREFEITO BORNIER ENTREGA MAIS 184 CASAS - BAIRRO IPIRANGA - N IGUAÇU - TvPrefeito.com

VEREADOR JOSEMAR PADILHA É ENTREVISTADO POR "O VEREADOR E A COMUNIDADE" - TvPrefeito.com
VEREADOR JOSEMAR PADILHA É ENTREVISTADO POR "O VEREADOR E A COMUNIDADE" - TvPrefeito.com

O vereador Josemar Padilha foi entrevistado pelo programa da Tvprefeito.com "O VEREADOR E A COMUNIDADE".
Josemar Padilha, que é líder do governo no município de Duque de Caxias, falou sobre as melhorias que tem conseguido levar para a comunidade Chácara Rio Petrópolis, Capivari e bairros vizinhos.
Durante a entrevista, o vereador levou a equipe de reportagem e mostrou as obras do Programa Bairro Novo, que está saneando e pavimentando várias ruas dos bairros.
O líder Josemar Padilha, que está no segundo mandato, falou da importância da parceria e agradeceu ao prefeito Alexandre Cardoso e ao governador Luiz Fernando Pezão.

1º DIA DE PEZÃO COMO GOVERNADOR NA BAIXADA FLUMINENSE - TvPrefeito.com
1º DIA DE PEZÃO COMO GOVERNADOR NA BAIXADA FLUMINENSE - TvPrefeito.com

Find the Videos, Producers, & Vloggers You Want Faster