vidgrids.com : Online Video Search & Discovery Engine :

Tvprefeito Videos

DEPUTADA TIA JU - ENCONTRO ESTADUAL DO PRB MULHER RJ - TvPrefeito.com
DEPUTADA TIA JU - ENCONTRO ESTADUAL DO PRB MULHER RJ - TvPrefeito.com

SEC. DR. LUIZ ANTÔNIO TEIXEIRA FAZ BALANÇO DA SAÚDE DE N. IGUAÇU - TvPrefeito.com
SEC. DR. LUIZ ANTÔNIO TEIXEIRA FAZ BALANÇO DA SAÚDE DE N. IGUAÇU - TvPrefeito.com

PEZÃO INAUGURA NOVO O PRÉDIO DA DEFENSORIA PÚBLICA EM CAXIAS - TvPrefeito.com
PEZÃO INAUGURA NOVO O PRÉDIO DA DEFENSORIA PÚBLICA EM CAXIAS - TvPrefeito.com

O Governo do Rio de Janeiro inaugurou, nesta segunda-feira (1/12), o novo prédio da Defensoria Pública do Estado, na Comarca de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. A partir do dia 8 de dezembro, a unidade vai oferecer à população acesso à assistência jurídica gratuita nas áreas Cível, Consumidor, Família, Infância e Juventude e Criminal.

– Hoje, inauguramos o novo prédio da Defensoria Pública, que fica próximo do Fórum. Em breve, o Governo do Estado entregará também uma Delegacia Legal. No local, já temos os prédios do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) e do Ministério Público. É um espaço da cidadania – afirmou o governador Luiz Fernando Pezão.

Coordenada pela Emop (Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio), a obra recebeu investimentos de cerca de R$ 4,3 milhões. O prédio, localizado na Avenida Perimetral, no bairro 25 de Agosto, tem uma área total de 1.837,00 m², distribuídos em cinco andares, e 24 gabinetes climatizados com total acessibilidade para pessoas com necessidades especiais.

– Nesta obra, priorizamos a mobilidade, a acessibilidade e o conforto da população. A obra é modelo – explicou o presidente da Emop, Ícaro Moreno Júnior.

Presente na inauguração, o prefeito de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso, elogiou o tempo de construção do edifício e a qualidade da obra.

– O prazo era de 11 meses e isso foi cumprido rigorosamente. O prédio é padrão e tem total qualidade para atender à comunidade – disse o prefeito.

Mais de 500 atendimentos por dia

O pavimento térreo do novo prédio da Defensoria Pública conta com recepção, hall de elevadores, vestiários e depósito de materiais. No primeiro andar, ficam a sala do servidor de rede, salão de espera com recepção, depósito de materiais, salas do Núcleo de Atendimento, salas administrativas, sanitários e copa. Nos 2º, 3º e 4º pavimentos há, em cada um, oito gabinetes para os defensores. O espaço conta ainda com um estacionamento com 24 vagas.

– A expectativa é de que sejam atendidas mais de 500 pessoas diariamente no novo prédio, que é de altíssimo nível – afirmou o defensor-geral Nilson Bruno.

Moradora de Caxias, a secretária Fábia Maria da Silva aprovou a nova sede da Defensoria Pública.
– É importante para a população do município contar com o serviço da Defensoria em um prédio climatizado e de elevado padrão – disse a secretária.

PREFEITO ALEXANDRE CARDOSO INAUGURA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA EM PARQUE ESPERANÇA - TvPrefeito.com
PREFEITO ALEXANDRE CARDOSO INAUGURA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA EM PARQUE ESPERANÇA - TvPrefeito.com

A região do Jardim Vila Nova, segundo distrito de Duque de Caxias, ganhou nesta quarta-feira (3/12), a mais moderna Unidade de Saúde de Família. O posto foi inaugurado pelo prefeito Alexandre Cardoso e pelo secretário de Saúde do município, Camillo Junqueira. Com a entrada em funcionamento do posto, a cobertura a saúde básica passou de 23% no início do atual governo para 48.3%.
O prefeito Alexandre Cardoso afirmou que desde o início de sua gestão, tem se preocupado em melhorar a qualidade da saúde pública de Caxias. "Tenho administrado a cidade com responsabilidade e a prioridade do governo é investir na saúde básica, evitando desta forma que a hipertensão se transforme em um AVC, por exemplo. Meu compromisso é com a vida. Ainda este mês a cidade ganhará mais uma unidade de saúda da família e no próximo ano serão entregues mais postos, em um total de 11 unidades", disse o prefeito que estava acompanhado da primeira –dama e secretaria de Ações Institucionais e Comunicação, Tatyane Lima e do vice-prefeito Laury Villar.
"Quando assumimos a prefeitura o sistema de saúde básica abrangia 23% da população, atualmente está em 48.3%. Quando as demais unidades estiverem em funcionamento, 53% dos moradores de Duque de Caxias serão atendidos", garantiu o prefeito Alexandre Cardoso que pretende iniciar a obra de reforma da praça daquela localidade em breve.
Para o secretário de Saúde de Caxias, Camillo Junqueira, o desafio de ampliar e melhorar a rede de atenção básica vem sendo superado. "Tenho orgulho de ver que estamos vencendo o desafio lançado pelo prefeito Alexandre Cardoso no início de sua gestão: de melhorarmos o sistema de saúde do município. Hoje a cidade conta com uma UPA infantil, a UPA Parque Beira Mar, o Hospital Duque foi reaberto e funciona como uma grande policlínica, agora entregamos a mais moderna unidade de saúde", afirmou.
Estiveram presentes à solenidade secretários municipais, o presidente da Câmara, Eduardo Moreira, vereadores, o deputado estadual Dica e o deputado federal eleito Celso Pansera.
Unidade e aprovação dos moradores
A nova unidade de saúde da família conta com salas de vacinação e curativos, consultório ginecológico, atendimento odontológico, atendimento a hipertensão arterial, hanseníase, tuberculose, Diabetes, Saúde do Idoso, saúde bucal, Acompanhamento Bolsa Família, saúde do homem, DST, Atividade Educativa, Climatério, Consulta de Enfermagem, Planejamento familiar, Triagem pré-natal, Pré-natal, Prevenção do câncer de mama, Preventivo do colo do útero, Puericultura, Puerpério, Retirada de pontos, Saúde Mental, Teste rápido de gravidez, Visita Domiciliar, Clínica Médica, Exame de Papel Filtro para gestantes, Nutrição, Serviço Social e Fisioterapia, e funcionará de segunda a sexta-feira das 8 horas às 17 horas.
Segundo o secretário de Saúde de Caxias, Camilo Junqueira, o posto terá neste início duas equipes de agentes de saúde. "Eles irão atender cerca de oito mil pessoas cadastradas. Em 2015, teremos mais equipes e a nossa expectativa é de beneficiar em torno de 16 mil pessoas", explicou.
A chegada da unidade no Jardim Vila Nova foi aprovada pelos moradores, caso do protético Ubiratan da Costa Araújo. "Foi uma grande iniciativa da prefeitura. Além de contarmos com serviço médico próximo a nossa casa, o bairro acaba sendo valorizado", finaliza.

PEZÃO NA FORMATURA DOS ASPIRANTES OFICIAIS POLÍCIA MILITAR RJ 2014 - TvPrefeito.com
PEZÃO NA FORMATURA DOS ASPIRANTES OFICIAIS POLÍCIA MILITAR RJ 2014 - TvPrefeito.com

Polícia Militar forma mais de 60 aspirantes

Em 2015, agentes passam a integrar o quadro de oficiais da corporação
A Polícia Militar formou 61 novos aspirantes que, a partir de 2015, passarão a integrar o quadro de oficiais da corporação. A formatura foi realizada nesta segunda-feira (1/12), na Academia de Policia Militar D. João VI, em Sulacap. O evento contou com a presença do governador Luiz Fernando Pezão, do secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, do comandante-geral da PM, coronel Ibis Pereira, e do chefe de Polícia Civil, Fernando Veloso.
– Na semana passada, formamos mais de 500 policiais e este ano abrimos concurso para mais de 6 mil PMs. Estamos reforçando o contingente, e a determinação é chegar a 60 mil agentes na corporação. Vamos continuar a investir, valorizar e dar melhores condições de trabalho aos policiais – afirmou Pezão.
Os aspirantes passaram três anos em uma qualificação na Academia da Polícia Militar D. João VI, onde cursaram disciplinas como código penal, direito administrativo, português, sociologia, criminologia, ciências políticas e ética. O diploma do Curso de Formação de Oficiais é reconhecido como de Ensino Superior pelo MEC (Ministério da Educação).
– Desejo todo sucesso aos aspirantes, que estão entrando em mais uma atividade de Segurança Pública que vai ser valorizada pelo Estado. Não há progresso sem segurança, e vocês vão fazer parte dessa história de transformação – disse o secretário José Mariano Beltrame.
Os novos oficiais serão encaminhados para unidades da PM no Rio de Janeiro de acordo com a demanda. O comandante-geral da PM, coronel Ibis Pereira, também saudou os formandos.
– Vocês estão a serviço do bem-estar do povo. Vão trabalhar em benefício da paz e da segurança da sociedade. Estamos humanizando a atuação dos oficiais, criando um ambiente de trabalho acolhedor – explicou o comandante-geral.

BORNIER INAUGURA CLÍNICA DA FAMÍLIA 24 HORAS EM AUSTIN - TvPrefeito.com
BORNIER INAUGURA CLÍNICA DA FAMÍLIA 24 HORAS EM AUSTIN - TvPrefeito.com

Bornier inaugura quarta unidade de saúde 24 horas em Nova Iguaçu

Além de atendimento ambulatorial e de emergência, a Clínica da Família 24 horas conta com um centro de atendimento para pacientes psiquiátricos e uma base descentralizada do Samu.




O prefeito Nelson Bornier e o secretário municipal de Saúde de Nova Iguaçu, Luiz Antonio Teixeira Jr., inauguraram neste sábado (25) a Clínica da Família 24 horas Dr. Moacyr Almeida de Carvalho, a quarta unidade com funcionamento dia e noite da cidade. Trata-se de um complexo de saúde pública localizado numa área de 1.355 metros quadrados. É composto por setor de emergência, ambulatório, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e uma base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).




"Estamos empenhados em oferecer serviços de qualidade à população de Nova Iguaçu, por isso, nossas construções são confortáveis, bonitas e duráveis, não é algo apenas para este mandato, mas um prédio que vai promover saúde por muitos e muitos anos. Essa inauguração tem um gosto especial porque acontece quase um ano depois daquela terrível enchente, na qual Austin foi um dos bairros mais castigados de Nova Iguaçu", lembra o prefeito Nelson Bornier.




A Clínica da Família 24 horas Dr. Moacyr Almeida de Carvalho substitui a antiga Unidade Mista de Saúde, que funcionava em situação precária. "Quando assumimos essa gestão, nós visitamos a unidade e eu fiquei envergonhado porque faltavam até lâmpadas, ar condicionado então, nem pensar. Fizemos reparos emergenciais e com uma equipe comprometida não fechamos um dia sequer . Hoje é uma alegria poder entregar essa Clínica da Família ", disse o secretário municipal de Saúde Luiz Antônio Teixeira Jr.




Na Clínica da Família 24 horas a população terá acesso a atendimento ambulatorial com consultas marcadas em 10 especialidades, entre elas, clínica médica, pediatria, cardiologia e dermatologia. No Pronto Atendimento 24 horas serão oferecidas consultas em pediatria e clínica médica e a população também poderá fazer exames laboratoriais, eletrocardiograma e Raio-X de emergência.




O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) é um espaço exclusivo para atender pacientes psiquiátricos em crise. No local, funcionam cinco enfermarias, cada uma delas com dois leitos e uma sala de convivência, na qual o paciente terá todo o atendimento necessário com uma equipe formada por psiquiatra, psicólogo, assistente social, enfermeiro e técnico em enfermagem. Em caso de emergência, a população contará também com uma base descentralizada do Samu, que vai agilizar o atendimento com ambulância. Para solicitar o serviço, basta entrar em contato pelo 192.




A Clínica da Família 24 horas de Austin é a quarta unidade com funcionamento dia e noite e a 12ª inaugurada nesta gestão. Para o secretário de Estado de Saúde Marcos Musafir, Nova Iguaçu tem sido um grande exemplo de respeito à população. "Fico feliz por vir a esta cidade mais uma vez, essa é a 12ª Clínica da Família entregue e isso mostra o quanto Nova Iguaçu vem trabalhando com transparência, seriedade e dedicação ao povo", disse.




Durante a solenidade, a esposa do Dr. Moacyr de Almeida Carvalho, dona Julita foi homenageada recebendo uma moção de aplausos do vereador Eduardo do Doce. Também participaram da inauguração, o deputado federal Felipe Bornier, o diretor administrativo da unidade Hermínio Alexandre Coelho o secretariado municipal e os vereadores Fábio Rodilândia, Denilson Ambrósio, Jorge de Austin, Maurício Morais, Dr. Cacau, Giane Jura, Renato do Mercado, Marcos Rocha, Juninho do Pneu, Marcelo do Nozinho, Marquinhos da Tia Megue, Neizinho Irmão, Arthur Legal, Marcelinho das Crianças, Gilson Cunha, Anderson Santos e Carlinhos Presidente.

PEZÃO E ALEXANDRE INAUGURAM UPA 24 HORAS PARQUE BEIRA MAR EM CAXIAS - TvPrefeito.com
PEZÃO E ALEXANDRE INAUGURAM UPA 24 HORAS PARQUE BEIRA MAR EM CAXIAS - TvPrefeito.com

O governador Luiz Fernando Pezão e o prefeito de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso, junto com os secretários de Saúde do Estado e do município, Marcos Muzafir e Camillo Junqueira, inauguraram nesta terça-feira (11/11), a UPA Parque Beira Mar. A unidade irá reduzir o atendimento emergencial no Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo. A UPA terá em fevereiro um setor de hemodinâmica, para atender a pacientes com problemas cardíacos, possibilitando a realização de exames como a angioplastia.

Em seu discurso, o governador Pezão destacou a importância do governo do estado em investir na área de saúde da Baixada Fluminense. "Sabemos que ainda há muito o que fazer por esta região. Queremos ampliar o atendimento básico de saúde em todo o estado. Para isso, contaremos com o programa Mais Médico, do governo federal", disse.

O prefeito Alexandre Cardoso, ressaltou que a UPA era resultado da parceria entre os governos me municipal, estadual e federal. "Esta é a primeira UPA do estado que contará com serviço de hemodinâmica. Isto é resultado da parceria firmada que vem trazendo benefícios para a população de Duque de Caxias. Não adianta investirmos CTIs, se não existir o atendimento na ponta, cuidando da pressão alta e da diabetes, por exemplo. No próximo ano teremos no Hospital Dr. Moacyr do Carmo, o início da residência médica, com os alunos do curso de Medicina da Unigranrio".

Segundo o secretário de Saúde de Caxias, Camilo Junqueira, a UPA será a primeira do estado a contar com serviço cardiológico. "Vamos implantar na cidade um atendimento de qualidade para a população", explicou.

A UPA Parque Beira Mar entra em funcionamento na segunda-feira(17/11), e contará com 30 leitos, sala de eletrocardiograma, laboratório, odontologia, clínica médica, ortopedia, entre outras especialidades.

Estiveram presentes à solenidade a primeira-dama e secretária de Ações Institucionais e Comunicação, Tatyane Lima, o vice-prefeito Laury Villar, o vereadores, deputados estaduais e federais.

BAIRRO MARAVILHA É INAUGURADO EM MAGARÇA, GUARATIBA - TvPrefeito.com
BAIRRO MARAVILHA É INAUGURADO EM MAGARÇA, GUARATIBA - TvPrefeito.com

CAXIAS LANÇA  O 1º FESTIVAL DE CURTA-METRAGEM NO MUSEU CIÊNCIA E VIDA - TvPrefeito.com
CAXIAS LANÇA O 1º FESTIVAL DE CURTA-METRAGEM NO MUSEU CIÊNCIA E VIDA - TvPrefeito.com

Inscrições encerram dia 2 de dezembro

A secretaria de Cultura e Turismo de Duque de Caxias (SMCT) lançou oficialmente nesta terça-feira (04/11), o Festival de Curta Viva Caxias que tem como tema a água. Durante o lançamento no auditório do Museu Ciência e Vida, o secretário Jesus Chediak apresentou ao público os profissionais que farão parte do júri. Os três melhores trabalhos receberão prêmios que somam R$ 35 mil. A inscrição pode ser feita na SMCT, na Rua Ailton da Costa 115, 6º andar, no Teatro Municipal Raul Cortez, na Praça do Pacificador,centro, e na Coordenadoria da Juventude, na Avenida Brigadeiro Lima e Silva, 1231 (Fundec). As apresentações acontecem nos dias 9 e 10 de dezembro e a premiação no dia 11 com a presença do prefeito Alexandre Cardoso.

Farão parte do júri o cineasta cubano Antônio Molina, o presidente do Sindicato Interestadual dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica, Luiz Antônio Gerace, o produtor cinematográfico Flávio Machado e o conselheiro de cultura Carlos José de Santana. O curador da mostra será o produtor cinematográfico Rodrigo Dutra. Na ocasião, o secretário Chediak disse que o primeiro colocado receberá R$ 16mil, o segundo R$ 12 mil, e o terceiro a quantia de R$ 7 mil. Também foi acertado com o cineasta cubano Antônio Molina a realização de uma oficina sobre roteiros durante o evento.

Jesus Chediack lembrou que o tema "Água", foi escolhido pelo prefeito Alexandre Cardoso e a expectativa é grande em torno do festival que pretende atrair jovens para o problema sério que preocupa a população em temos internacionais. "O Brasil tem a maior reserva subterrânea de água do mundo", destacou o secretário acrescentando que a importância do júri vai determinar a qualidade dos trabalhos.

O curador da mostra, Rodrigo Dutra disse que o festival é um referencial para quem faz filmes na Baixada Fluminense. "Estamos muito contentes com o festival que está abrangendo um tema que é muito importante, que é água", destacou, acrescentando que a região é um polo de produção visual e o festival está cumprindo essa tarefa. "Duque de Caxias tem muito potencial para locação e produção", ressaltou.

Para se inscrever o interessado deve apresentar obra audiovisual de curta-metragem, finalizadas em suportes digitais de qualquer plataforma, com duração máxima de 28 minutos. O regulamento do festival está foi disponibilizado no portal festivalcurtavivacaxias.com. Mais informações pelos telefones 2771-3062 (Teatro Raul Cortez) e 2672-5656 Ramal 215 (Coordenadoria da Juventude).

GOVERNADOR PEZÃO ASSINA COMPRA DE TUBOS PARA  O COMPLEXO GUANDU 2 - TvPrefeito.com
GOVERNADOR PEZÃO ASSINA COMPRA DE TUBOS PARA O COMPLEXO GUANDU 2 - TvPrefeito.com

O governador Luiz Fernando Pezão assinou, nesta terça-feira (4/11), nove contratos para a compra de tubos em ferro fundido e PVC, no valor de R$ 96 milhões, que serão instalados em municípios da Baixada Fluminense. As tubulações integram o programa Água para Todos, no qual também está inserido o Complexo Guandu II. Estão previstos o assentamento, em diversos pontos da região, de 53 quilômetros de redes de adução, a construção de 12 elevatórias e de 10 reservatórios, reforma de outros sete reservatórios e assentamento de 406 quilômetros de troncos de distribuição. A previsão é de que as primeiras obras comecem em janeiro de 2015.
–Quero tirar essa intervenção do papel e atender aos moradores da Baixada Fluminense. Serei o fiscal dessa obra e vou acompanhar semanalmente o andamento da implantação desse projeto – afirmou o governador.
A compra dos tubos, por meio de pregão eletrônico, faz parte da estratégia da Cedae para agilizar o empreendimento e baratear os custos do investimento, permitindo que as obras tenham início imediato após a assinatura dos contratos de construção, que já estão em licitação. Sete municípios serão beneficiados: Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Belford Roxo, Queimados, São João de Meriti, Mesquita e Nilópolis. A expectativa é de que toda a obra esteja concluída em três anos.
– Atualmente, esse é o maior investimento em rede de água numa Região Metropolitana do Brasil. A compra do material antes do resultado da licitação, além de representar uma economia de cerca de 22%, vai adiantar o começo das obras. Nossa expectativa é de que em 12 meses pequenos subsistemas já estejam em operação – explicou o presidente da Cedae, Wagner Victer.
Projeto Guandu II
Em julho, os governos estadual e federal assinaram, com a Caixa Econômica Federal, um empréstimo de R$ 3,4 bilhões que será captado pela Cedae, para a construção do Complexo Guandu II. O novo sistema aumentará a quantidade de água tratada, beneficiando cerca de três milhões de moradores da Região Metropolitana, especialmente da Baixada Fluminense.
O Complexo Guandu II consiste na implantação de uma nova estação para tratar 12 mil litros por segundo, elevatória de água tratada, linha de recalque (tubulação que abastece o reservatório) e reservatório com capacidade para armazenar 57 milhões de litros de água.

PEZÃO INAUGURA MINIBATALHÃO EM NILÓPOLIS - TvPrefeito.com
PEZÃO INAUGURA MINIBATALHÃO EM NILÓPOLIS - TvPrefeito.com

PREFEITO TIMOR INAUGURA VIADUTOS E PASSARELA EM ENGENHEIRO PEDREIRA - TvPrefeito.com
PREFEITO TIMOR INAUGURA VIADUTOS E PASSARELA EM ENGENHEIRO PEDREIRA - TvPrefeito.com

Foi inaugurado hoje (22), às 11 horas, o viaduto sobre a linha férrea de Engenheiro Pedreira. A obra foi realizada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Obras (SEOBRAS) e Fundação Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ), em parceria com a Prefeitura Municipal de Japeri.
O prefeito de Japeri, Timor e o secretário de Estado de Obras, José Iran Peixoto Júnior, fizeram a inauguração oficial do viaduto. A solenidade contou com a presença de diversos vereadores de Japeri, secretários municipais, operários e de moradores da região.
O investimento no viaduto foi superior a R$ 19 milhões e foram construídos um viaduto com oitenta metros de extensão sobre a linha férrea e outro com aproximadamente trinta metros sobre a Rua Vereador Francisco da Costa Filho. A construção teve início em 2012.
Segundo o secretário José Iran Peixoto Júnior, a passarela construída ao lado do viaduto trará maior segurança para os pedestres da região. Com esta moderna iluminação de LED, a travessia será mais confortável. Aproveito a oportunidade para parabenizar ao prefeito Timor, pela conclusão da obra e pelo seu trabalho e determinação. “Graças ao trabalho desenvolvido foi possível à realização desta obra”, definiu o secretário.
Em seu discurso, o prefeito Timor falou da importância do viaduto de Engenheiro Pedreira. “Estamos inaugurando uma obra de grande importância para toda a população. Estamos trabalhando para dar maior mobilidade urbana no município. O viaduto assim como diversas ruas asfaltadas e drenadas contribuem com a cidade que sonhamos com desenvolvimento econômico e segurança para os cidadãos. Hoje é um dia de festa, de comemoração, agradecendo a Deus por tudo que conquistamos e trabalhando para o que vamos construir até o final de 2016”, afirmou Timor.
Além do viaduto e da passarela, as ruas próximas no bairro São Jorge e Santa Terezinha foram drenadas, pavimentadas e sinalizadas.

DILMA PARTICIPA DE CAMINHADA DAS MULHERES EM DUQUE DE CAXIAS - TvPrefeito.com
DILMA PARTICIPA DE CAMINHADA DAS MULHERES EM DUQUE DE CAXIAS - TvPrefeito.com

CAXIAS ASSINA CONVÊNIO DE MOBILIDADE URBANA - TvPrefeito.com
CAXIAS ASSINA CONVÊNIO DE MOBILIDADE URBANA - TvPrefeito.com

O maior projeto de mobilidade urbana de Duque de Caxias e da Baixada Fluminense começou a ganhar corpo nesta quarta-feira (15/10), com a assinatura do convênio entre a prefeitura de Duque de Caxias, ministério das Cidades e a Caixa Econômica Federal (CEF), no valor R$1,5 milhão para o início dos estudos de um projeto que irá implantar na cidade um sistema de transporte que integrará BRT, ferrovia e ciclovias. A solenidade foi realizada na sede administrativa do município, no Jardim Primavera, contou com a presença do prefeito Alexandre Cardoso, do ministro das Cidades, Gilberto Occhi e do superintendente regional da CEF, Cláudio Martins. Na ocasião, também foi assinado um convênio para a construção de 900 moradias no bairro do São Bento, no valor de R$ 84 milhões.
A falta de um programa de mobilidade para Duque de Caxias é, segundo o prefeito Alexandre Cardoso, um dos principais problemas que afeta o morador da cidade. "Há 35 anos não se constrói um viaduto em Caxias. Este estudo integrará o usuário da bicicleta, através de ciclovias, com o BRT e o transporte ferroviário, ligando desde a Avenida Brasil, passando pelo centro até Santa Cruz da Serra. É uma obra grande no valor de R$ 294 milhões. O estudo deverá ter início no próximo ano, entre janeiro e fevereiro. Até 2016 queremos ver algo concreto de obras. É uma grande licitação e quando tudo estiver pronto, a população será beneficiada e contará com um meio moderno de transporte", revelou o prefeito Alexandre Cardoso, que estava acompanhado do vice – prefeito Laury Villar e da primeira-dama e secretária de Ações Institucionais e Comunicação, Tatyane Lima.
O ministro das Cidades, Gilberto Occhi afirmou que os recursos estarão liberados em breve, facilitando não somente o estudo, mas também a implantação do sistema de transporte integrado. "Estive reunido com o prefeito Alexandre Cardoso, em Brasília, e disse a ele que apresentasse o estudo sobre mobilidade urbana que conseguiríamos a verba para sua realização. Agora, estamos assinando este convênio para que a implantação no município do sistema integrado de transporte. Fiquei impressionado com a apresentação deste projeto que reúne BRT, transporte ferroviário e bicicleta. Viabilizamos a primeira parte e garanto que buscaremos meios para garantir esta obra importante não só para Duque de Caxias, mas para a Baixada", disse.
Quando o sistema integrado estiver pronto a cidade de Duque de Caxias contará com uma das maiores ciclovias da região que passará pelo centro até Santa Cruz da Serra. Já o BRT terá três paradas modais- Corte 8, Gramacho e Santa Cruz da Serra.
Novos condomínios habitacionais
Junto com a assinatura do convênio de PAC da Mobilidade, foi assinado também o contrato para a construção de 900 unidades do Residencial I, no bairro São Bento, segundo distrito de Duque de Caxias, no valor de R$ 84,2 milhões. Os imóveis seguem o padrão dos condomínios erguidos no bairro Nossa Senhora do Carmo. São blocos de cinco andares com apartamentos de dois quartos, sala, cozinha, banheiro, todo em piso de cerâmica, e com 36 unidades adaptadas para portadores de necessidades especiais.
Também foi contemplado com um condomínio o município de Nova Iguaçu, com 900 unidades e um investimento de R$ 71,5 milhões. O contrato foi assinado pelo secretário de Habitação do município, Giovane Guidone, representando o prefeito Nelson Bornier.
Participaram da solenidade o presidente da Câmara de Caxias, Eduardo Moreira, secretários municipais, vereadores, representantes das construtoras Encamp e Mello Azevedo, André Campos e Vagner Nardy, o vice- presidente do Instituto Estadual de Ambiente, Aurélio Porto e deputados estaduais.

ABERTURA DA 1ª FEIRA MUNICIPAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO (FEMuCTI) CAXIAS - TvPrefeito.com
ABERTURA DA 1ª FEIRA MUNICIPAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO (FEMuCTI) CAXIAS - TvPrefeito.com

BORNIER INAUGURA A 11ª CLÍNICA DA FAMÍLIA - FIGUEIRA -TvPrefeito.com
BORNIER INAUGURA A 11ª CLÍNICA DA FAMÍLIA - FIGUEIRA -TvPrefeito.com

A partir de agora os moradores de Figueira terão acesso a saúde preventiva de qualidade perto de casa. A Clínica da Família do bairro, 11ª de Nova Iguaçu, foi inaugurada neste sábado (4) pelo prefeito Nelson Bornier e pelo secretário municipal de Saúde Luiz Antônio Teixeira Jr. Equipes do Programa Saúde da Família (PSF) formadas por médicos , enfermeiros, técnicos em enfermagem e agentes comunitários de saúde farão cerca de dois mil atendimentos mensais.
Para o prefeito Nelson Bornier, a Saúde de Nova Iguaçu tem sofrido uma revolução. "Em Figueira as pessoas eram atendidas em um container que parecia uma lata de sardinha. Estamos mudando isso, investindo R$ 26 milhões na instalação das Clínicas da Família que oferecem uma estrutura adequada a pacientes e profissionais. Elas estão sendo construídas para funcionarem por muitos anos e não apenas durante nossa gestão", disse.
O secretário municipal de Saúde Luiz Antônio Teixeira Jr. destacou conquistas na Saúde de Nova Iguaçu lembrando que, depois de muito trabalho, a cidade recuperou o crédito junto ao Governo do Estado e passou a atender uma grande população de outros municípios.
"Antigamente Nova Iguaçu era mal vista em todo o estado e até no Brasil, nosso desempenho na saúde era usado como exemplo do que dava errado e hoje essa história se inverteu, somos respeitados. Apesar de toda a dificuldade, o Hospital da Posse atende moradores de toda a Baixada e cerca de 40% dos partos realizados na Maternidade Mariana Bulhões são de mulheres de outras cidade. Isso causa uma sobrecarga, mas nunca vamos negar atendimento ", explicou.
A construção das Clínicas da Família faz parte da segunda etapa do Programa Nova Saúde Iguaçu, que teve início no ano passado e vem reestruturando a rede de saúde da cidade. Em 2013, a Prefeitura investiu na assistência hospitalar e este ano o desafio é melhorar a atenção básica inaugurando um total de 19 clínicas até o fim do ano. As unidades diurnas, assim como a de Figueira, oferecem atendimento em clínica médica, odontologia, ginecologia e pediatria.
No fim da solenidade a diretora administrativa da clínica Edna de Souza recepcionou a população com uma mesa de lanche. Também participaram da inauguração o secretariado municipal e os vereadores Dr. Cacau, Gerciano, Renato do Mercado, Marcelo do Nozinho, Carlão Chambarelli e Anderson Santos. A Clínica da Família de Figueira funciona de segunda a sexta-feira, entre 8h e 17h na Rua Coronel Francisco Soares, s/nº.

ALEXANDRE CARDOSO LANÇA PROGRAMA SAÚDE BUCAL EM XERÉM - TvPrefeito.com
ALEXANDRE CARDOSO LANÇA PROGRAMA SAÚDE BUCAL EM XERÉM - TvPrefeito.com

A parceria entre a prefeitura de Duque de Caxias e o Sesc levou para Xerém, no quarto distrito, o OdontoSesc, que ficará estacionado na Praça da Mantiquira durante quatro meses, fazendo atendimento odontológico. O lançamento do programa de saúde bucal foi feito pelo prefeito de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso e pelo interventor do Sesc, Maron Emile Abi-Abib, nesta quarta-feira (1/10).
O prefeito Alexandre Cardoso ressaltou a importância do Sistema S (composto pelo Senai Sesi,Iel Senar, Senat, Sest, Sebrae e Sescoop) pelo compromisso de melhorar a qualidade de vida das pessoas. "Caxias descobriu que não pode fazer tudo sozinha, é preciso apoio e parcerias como a que temos com os governos estadual e federal e agora com o Sesc, ao trazermos para Xerém o OdontoSesc, ali as pessoas poderão fazer desde a obturação, limpeza, aplicação de flúor e radiografias. Junto com a o caminhão, trouxemos o odontotrailer da secretaria de Saúde do município, onde os casos que necessitem de um atendimento mais especializado ou uma pequena cirurgia serão realizados. Já os de maior complexidade as pessoas serão encaminhadas à unidade de Imbariê", afirmou o prefeito Alexandre Cardoso, que estava acompanhado da primeira-dama e secretária de Ações Institucionais e Comunicação, Tatyane Lima e do vice-prefeito Laury Villar.
O secretário de Saúde de Caxias, Camilo Junqueira disse que a presença do OdontoSesc no município dará uma grande contribuição para que as pessoas que necessitam de atendimento odontológico. Estamos também presentes nesta ação com o nosso trailer, ampliando, desta maneira, o número de pessoas a serem atendidas", explicou.
Para o interventor do Sesc, Maron Emile Abi-Abib, a escolha de Xerém trata um impacto positivo à população, já que o programa OdontoSesc, criado em 1999, estabeleceu a melhoria da qualidade de vida. "Hoje são 60 carretas percorrendo o país, no Rio são quatro unidades e pretendemos ampliar até o dobro", revelou.
O lançamento do programa teve também a presença dos secretários Marcello Silva Costa (Defesa Civil), Cláudia Peixoto (Assistência Social e Direitos Humanos), Luiz Felipe Leão (Obras), Marcos Villaça (Educação), Luiz Renato Vergara (Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento), Ezequiel Lourenço (Trabalho, Emprego e Renda), além de vários subsecretários.
Procura desde cedo
O Sesc disponibilizou para Xerém 500 vagas, sendo que 320 para atendimento imediato e 180 na fila de espera. No entanto, a busca por uma das vagas levou várias pessoas a chegar bem cedo na Praça da Mantiquira, como Jéssica Ascerais. "Cheguei por volta das seis horas, pois queria garantir minha inscrição no programa. Estou precisando fazer limpeza e obturações. Achei ótima esta iniciativa da prefeitura em trazer o atendimento odontológico à Xerém, facilitou a vida de quem mora aqui", garantiu.
Quem também chegou bem cedo foi Elaine de Lucena. "Quando soube o início das inscrições seria hoje, acordei cedo e vim participar. Não é sempre que podemos fazer tratamento dentário de graça", comentou.
O caminhão com o consultório móvel do Sesc, mede quatro metros de altura, 15 m de comprimento e 2,5 m de largura, equipado com quatro consultórios odontológicos completos para tratamentos de clínica geral, e sala de Raios X. A previsão é de realizar 64 atendimentos.

MAX LEMOS INAUGURA A 1ª CLÍNICA DA FAMÍLIA DE QUEIMADOS - TvPrefeito.com
MAX LEMOS INAUGURA A 1ª CLÍNICA DA FAMÍLIA DE QUEIMADOS - TvPrefeito.com

A clínica inaugurada nesta quarta tem capacidade para atender até 14 mil pessoas
A 1ª Clínica da Família de Queimados - Dr.º Robson Romero de Oliveira foi entregue aos moradores do bairro São Jorge nesta quarta, 1/10, com a presença de várias autoridades municipais e do Estado do Rio de Janeiro, além da comunidade local que fez questão de prestigiar o evento. Com capacidade para atender 14 mil pessoas, a Clínica conta inicialmente com três equipes técnicas nos moldes da ESF – Estratégia de Saúde da família, ou seja, clínico geral, dentista e pediatra, no entanto, está preparada para receber até quatro equipes.
Por ser uma Clínica da Família, seu atendimento é amplificado com diversos outros serviços de saúde, como coleta de preventivo, pré-natal, vacinação, curativos, planejamento familiar, entre outros. A Clínica conta com uma infra-estrutura com 20 salas, sendo cinco consultórios, sala de descontaminação, curativo, 5 banheiros, sendo dois adaptados para pessoas com necessidades especiais, masculino e feminino, além de balanças especiais para adultos, obesos e crianças, entre outros departamentos administrativos.
Uma das equipes é oriunda do bairro Tricampeão, explicou a secretária de saúde, Dr.ª Fátima Cristina. "Estamos retirando a equipe do bairro Tricampeão que trabalhava em uma casa alugada e com pouca estrutura, agora os pacientes deste bairro terão mais conforto no atendimento. Vale ressaltar que os moradores do bairro São Jorge serão cadastrados pelos agentes para serem atendidos pelas novas equipes da ESF e que o trabalho é feito com base na prevenção, logo, mesmo que você não esteja doente, será acompanhado pela Clínica eternamente", observou.
O prefeito Max Lemos, acompanhado da primeira dama Ana Paula fez a entrega oficial da Clínica aos moradores, acompanhado do secretário de estado de saúde, Marcos Esner e ressaltou a importância das parcerias para concluir as obras no bairro. "Este era um bairro com o menor Indice de Desenvolvimento Humano da cidade - IDH e através de grandes parcerias conseguimos construir 406 casas populares, asfaltar todo o bairro, construir a 1ª creche municipal, escola e agora a 1ª Clinica da família. Os investimentos na cidade chegarão a R$ 500 milhões até o final deste ano. Se fossemos contar somente com a arrecadação própria, que não chega a R$ 5 milhões/ano, levaríamos 100 anos para realizar tudo isso", analisou.
Quem são os Usurários
Os moradores beneficiados pela 1ª Clínica da Família do bairro São Jorge serão basicamente do próprio bairro e do bairro Tricampeão, explicou Nadia Reis, coordenadora das ESF. "Vale ressaltar que ao atingir a quantidade de pessoas cadastradas, o excedente não ficará sem acompanhamento. "Temos a política de encaminhar estes pacientes para outras unidades mais próximas e UBS também. Hoje o bairro é dividido como São Jorge 1 (condomínio com 406 moradias) e 2 (o restante do bairro)." Observou.
Para Daniela Gonçalves, moradora do condomínio Ulisses Guimarães, que fica ao lado da Clínica da Família, a unidade chegou em boa hora. Com 22 anos e uma filha de 9 meses, ela sofre de hipertensão e a unidade mais próxima fica a cerca de 6km de distância de sua casa. "Nem estou acreditando que vou receber um agente na minha casa para marcar uma consulta ou exame porque estou acostumada a passar madrugadas na fila e ainda esperar meses para ser atendida", contou a moradora que visitou todas as instalações da Clínica e elogiou a estrutura. "Parece até clínica particular. É linda", disse ao visitar os consultórios.

BORNIER INAUGURA A 1ª UPA MUNICIPAL 24h  E 2 CLÍNICAS DA FAMÍLIA - TvPrefeito.com
BORNIER INAUGURA A 1ª UPA MUNICIPAL 24h E 2 CLÍNICAS DA FAMÍLIA - TvPrefeito.com

Em Comendador Soares, já está funcionando a UPA Municipal e a Clínica da Família Emília Gomes; em Jardim Dom Bosco, a Clínica da Família foi construída no lugar do antigo posto de saúde em container
Os bairros de Comendador Soares e Jardim Dom Bosco já podem comemorar. Na manhã deste sábado (27), o prefeito Nelson Bornier inaugurou uma Clínica da Família em Jardim Dom Bosco e no fim do dia uma multidão se reuniu em Comendador Soares para receber a primeira UPA municipal de Nova Iguaçu e a Clínica da Família Emília Gomes. Com as inaugurações do último sábado, a cidade já conta com dez Clínicas da Família e três novas unidades que funcionam dia e noite.
Durante as inaugurações o prefeito Nelson Bornier falou sobre o esforço que a prefeitura tem feito para mudar as condições de trabalho dos profissionais de saúde e devolver à população o direito de ser atendida com dignidade. "Em Dom Bosco as consultas eram realizadas em containers que mais pareciam latas de sardinha, o profissional não tinha condições de trabalho e o povo sofria. A população de Comendador Soares foi enganada durante anos com uma promessa de mini hospital. Hoje é dia de alegria porque com a parceria do governo do estado estamos virando mais uma página de nosso programa de governo, entregando à nossa população essas unidades que vão garantir atendimento de qualidade", comemorou.
A UPA Municipal funcionará 24 horas em Comendador Soares. O prédio tem 1.300 m² e em conjunto com a Clínica da Família, que possui 400 m² é o maior equipamento de saúde pública construído na Baixada desde a inauguração do Hospital de Saracuruna. A unidade é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Nova Iguaçu, o Governo do Estado e o Ministério da Saúde e oferece serviço de urgência e emergência em clínica médica e pediatria. No local também funcionará uma base descentralizada do Samu para agilizar os atendimentos aos moradores da região.
Para o secretário municipal de saúde Luiz Antônio Teixeira Júnior, aos poucos Nova Iguaçu está reestruturando sua rede de saúde com as Clínicas da Família para atendimento preventivo, as unidades 24 horas para casos de urgência e emergência e o Hospital da Posse, que deve ser procurado em situações de maior gravidade. "Estamos apostando no modelo de um equipamento de emergência acoplado a uma Clínica da Família. Desta forma, o paciente tem uma unidade de referência, ou seja, ao se sentir mal ele é atendido na emergência e depois da alta médica, continua sendo acompanhado na Clínica da Família, em casos mais graves, ele é transferido para nosso hospital geral. Com isso, vamos, gradativamente, desafogar o Hospital da Posse e melhorar o atendimento em todos os setores", explicou.
As Clínicas da Família de Dom Bosco e Comendador Soares funcionarão de segunda a sexta-feira com atendimentos em clínica médica, pediatria, ginecologia e odontologia, além disso, ambas terão coleta de exames laboratoriais, sala de vacinação e pré-natal.
O secretário de Estado de Saúde, Marcos Musafir esteve presente na inauguração de Comendador Soares e ressaltou o desempenho da cidade na área da Saúde. "Em Nova Iguaçu a saúde é tratada com respeito, seriedade e transparência, por isso, este município tem todo o apoio do governo do estado para continuar esse trabalho", disse.
Também participaram das inaugurações o secretariado municipal e os vereadores Maurício Morais, Marcos Rocha, Alcemir Gomes, Dequias, Giane Jura, Henrique Neves, Carlão Chambarelli, Juninho do Pneu, Renato do Mercado, Arthur Legal, Jorge de Austin, Denilson Ambrósio, Fabinho Maringá, Marcelinho das Crianças e Eduardo do Doce.

PROGRAMA "CAXIAS LEGAL" IRÁ COMBATER IRREGULARIDADES NO MUNICÍPIO - TvPrefeito.com
PROGRAMA "CAXIAS LEGAL" IRÁ COMBATER IRREGULARIDADES NO MUNICÍPIO - TvPrefeito.com

Som acima do permitido, ambulantes ilegais, calçadas ocupadas irregularmente são alguns dos alvos do Programa Caxias Legal, lançado nesta quinta- feira (24/9), pelo prefeito de Duque de Caxias, Alexandre Cardoso. A Força Tarefa que será integrada pelas polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e as secretarias de Defesa Civil, Políticas de Segurança, Serviços Públicos e Infraestrutura e Gestões Tecnológicas, com o objetivo de coibir nos finais de semana a invasão de espaços públicos.
Segundo o prefeito Alexandre Cardoso, a ideia de se criar em Caxias este programa surgiu a partir de reclamações de moradores de vários bairros, como Santa Cruz da Serra, Vila São Luís, Parque Fluminense que reclamavam da invasão das praças destas áreas por carros com som acima dos 100 decibéis, vendedores de churrasco e bebidas, pegas. "Não somos contra as pessoas se divertirem nos finais de semana nas praças. Entretanto, existia, queixas dos moradores sobre o excesso que ocorrem principalmente nos finais de semana. Por isso, decidimos criar o programa Caxias Legal, para levar a tranquilidade aos moradores destas áreas", explica o prefeito.
"Recebemos reclamações das pessoas sobre inúmeras irregularidades que ocorrem nos finais de semana, inclusive de pessoas mantendo relações sexuais em públicos. Tivemos casos de uma escola que teve as telhas quebradas devido a um festival de pipas. Nada temos contra este tipo de diversão, mas não podemos aceitar que isto afete a vida da maioria da população. Com o programa Caxias Legal, pretendemos coibir estas irregularidades. Vamos montar um banco de dados para termos uma estatística", revela o prefeito Alexandre Cardoso.
As operações serão sempre nos finais de semana reunindo equipes dos órgãos que integram a Força Tarefa, e dentro de dois meses será feita uma reunião para avaliar as mudanças e ações que devem ser intensificadas. A prefeitura disponibilizou também um telefone para denúncias: 2775-5581 ou o e-mail ouvidoria.smps@duquedecaxias.rj.gov.br. "Inicialmente o telefone funcionará de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. A denúncia pode ser anônima", diz o prefeito Alexandre Cardoso.
Participaram do lançamento do programa os secretários municipais, Mário Sérgio Duarte (Políticas de Segurança), Tarce Filho (Serviços Públicos), Marcello Silva da Costa (Defesa Civil), Ronaldo Reis (Infraestrutura e Gestões Tecnológicas), o comandante do 15º BPM, tenente- coronel Ranulpho Brandão, José Afonso Motta, delegado titular da 59ªDP, o comandante do grupamento do Corpo de Bombeiros, tenente- coronel André Morgado.
Câmeras e hotel
Durante o lançamento do Caxias Legal, o prefeito aproveitou para anunciar que até o próximo ano serão instaladas novas câmeras na cidade. "Com isso, ampliaremos o trabalho de segurança no município, já que atuamos em conjunto com as polícias Civil e Militar. Estou estudando também, a construção de um hotel para os dependentes de crack. Ali, receberão atendimento, alimentação e poderemos identifica-los. Todo o hotel contará sistema de câmeras", finalizou o prefeito Alexandre Cardoso.

VEREADORES MAURÍCIO MORAIS E MARQUINHOS DA TIA MEGUE  INAUGURAÇÃO C. DA FAMÍLIA - TvPrefeito.com
VEREADORES MAURÍCIO MORAIS E MARQUINHOS DA TIA MEGUE INAUGURAÇÃO C. DA FAMÍLIA - TvPrefeito.com

BORNIER INAUGURA MAIS 2 CLÍNICAS DA FAMÍLIA - MIGUEL COUTO E CENTRO DE N IGUAÇU - TvPrefeito.com
BORNIER INAUGURA MAIS 2 CLÍNICAS DA FAMÍLIA - MIGUEL COUTO E CENTRO DE N IGUAÇU - TvPrefeito.com

A população de Nova Iguaçu comemorou a entrega de duas Clínicas da Família neste sábado (20). Pela manhã, o prefeito Nelson Bornier inaugurou a Clínica da Família 24 horas de Miguel Couto, na qual os ambulatórios funcionavam em containers. À tarde foi a vez dos moradores do Centro receberem a Clínica da Família Odiceia Morais, que substitui a antiga Tertuliano Potyguara, onde os pacientes eram atendidos em um sobrado sem condições estruturais.
"Estamos realizando uma mudança radical na saúde, especialmente nas periferias de Nova Iguaçu. As duas unidades inauguradas eram uma vergonha para a administração pública, mas estamos fazendo nossa parte, inclusive, recebendo diariamente muitos pacientes de outros municípios", afirmou o prefeito Nelson Bornier.
A nova unidade em Miguel Couto conta com uma emergência que funciona dia e noite e tem capacidade para 15 mil atendimentos mensais em clínica médica e pediatria, além de exames como raio x, eletrocardiograma e laboratório de análises clínicas. No ambulatório, a população terá seis especialidades, entre elas, cardiologia, pediatria e dermatologia.
A Clínica da Família Odicéia Morais, no Centro, terá capacidade para realizar 2.500 atendimentos por mês. A unidade funcionará de segunda a sexta-feira contando com os serviços em clínica médica, pediatria, ginecologia e odontologia. Além disso, também terá sala de vacinas, coleta para exames ambulatoriais e as grávidas poderão fazer o acompanhamento de pré-natal numa sala exclusiva para elas.
"Nova Iguaçu está investindo em saúde preventiva com o objetivo de prestar atendimento de qualidade à população desafogando o Hospital da Posse. Estamos fazendo nossa parte, mas nosso maior desafio é fazer com que os municípios vizinhos percebam o quanto é importante que todos façam sua parte atendendo pelo menos os casos menos graves para que o HGNI consiga continuar atendendo com qualidade os casos de maior complexidade", explicou o secretário municipal de Saúde Luiz Antônio Teixeira Jr.
Durante a inauguração em Miguel Couto, o secretário estadual de Saúde, Marcos Musafir e a assessora de humanização da secretaria de estado Fabiane Gil receberam o títulos de Cidadãos Iguaçuanos concedido pelo presidente da Câmara de Nova Iguaçu, Mauricio Morais. "Nova Iguaçu está desenvolvendo na saúde um trabalho extraordinário. O controle, bons projetos e a organização das ações estão proporcionando avanços significativos, que fazem o município se destacar positivamente no Estado. Essa reformulação na saúde está devolvendo para população à dignidade. Para Secretaria Estadual de Saúde e pessoalmente para mim, é uma honra poder contribuir na ampliação desse cenário", destacou o secretário estadual de Saúde.
Moradora do bairro há 88 anos, Hilda Amorim, fez questão de participar da reinauguração da unidade. 0"Era triste ter que acordar de madrugada e enfrentar fila para tentar uma senha para consulta. Às vezes minha filha chegava às 4h da manhã e não consegui marcar. Estou muito emocionada por saber que agora eu e minha família não precisaremos mais passar por essa situação, muitas das vezes constrangedora e humilhante",disse.
Participaram das inaugurações os vereadores Alcemir Gomes, Maurício Morais, Marcelo Nozinho, Gerciano, Renato do Mercado, Dr. Cacau, Fabinho Maringá, Eduardo do Doce, Carlão Chambarelli, Anderson Santos e Neizinho Irmão, Arthur Legal, Marquinhos da Tia Megue, Flavinho e Henrique Neves, além do secretariado municipal.

ENTREVISTA COM O PRES DA CÂMARA  EDUARDO MOREIRA - BAIRRO LEGAL PILAR - tvPrefeito.com
ENTREVISTA COM O PRES DA CÂMARA EDUARDO MOREIRA - BAIRRO LEGAL PILAR - tvPrefeito.com

ALEXANDRE CARDOSO INAUGURA O BAIRRO LEGAL NO PILAR - TvPrefeito.com
ALEXANDRE CARDOSO INAUGURA O BAIRRO LEGAL NO PILAR - TvPrefeito.com

Os moradores do bairro do Pilar, segundo distrito de Duque de Caxias, ganharam na noite desta quinta-feira (18/9), seis áreas de lazer totalmente reformadas pela prefeitura. A obra faz parte do programa Bairro Legal que desde o início do ano beneficiou várias localidades do município, através de recapeamento de ruas, limpeza de galerias, troca de lâmpadas queimadas entre outros serviços.
O programa recuperou seis praças do bairro: Nossa Senhora do Pilar; Mangue Seco; Santa Isabel; Hilda de Jesus, Coqueiral e a do Gerador. Também foram contempladas com a operação Tapa Buracos ruas das localidades de Jardim Flores, Cidade dos Meninos, Santa Isabel, Berra Boi, Vila Feliz, Parque Jurema e Dom Bosco.
Na abertura da série de inaugurações, na Praça Nossa Senhora do Pilar, o prefeito Alexandre Cardoso, que estava acompanhado da primeira-dama e secretária de Ações Institucionais e Comunicação, Tatyane Lima, e do vice- prefeito Laury Villar, explicou aos moradores daquela região que a prefeitura tem priorizado os investimentos nas áreas da Saúde e da Educação. "Temos feito um governo de transparência investindo prioritariamente na Saúde e na Educação. Agora, estou recuperando estes espaços de lazer nos bairros. Quero que o jovem pratique esportes, o pessoal da terceira idade cuidando da saúde, ao se exercitar nas academias ao ar livre", afirmou o prefeito Alexandre Cardoso.
"Quero resolver o problema da Igreja do Pilar. Independente de qualquer crença religiosa, a igreja faz parte da História do país, não podemos deixar que este patrimônio continue abandonado. Tive algumas reuniões com o pessoal do IPHAN (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e pretendo organizar um outro encontro com representantes do órgão para buscar meios de reformar a igreja. Não podemos deixar a Igreja de Nossa Senhora do Pilar abandonada, ela faz parte da história de Caxias e do Brasil", destacou.
A praça do Pilar foi totalmente reformada, ganhando academia de ginástica, playground, quiosque de convivência para idosos, mesas de concreto com tampa para jogo de damas, e um novo campo de futebol com grama sintética.
O serviço de reforma de praças e áreas de esporte levou em conta as características de cada uma delas, incluindo equipamentos adequados a tamanho e espaço que oferece aos moradores de cada localidade.
A última praça entregue à população foi a do Gerador, que além de contar com um novo campo de futebol, academia de ginástica, brinquedos para crianças e espaço destinado aos idosos, conta também com uma pista de skate. "Quero que cada morador cuide da praça com o mesmo cuidado como faz em sua casa. Este espaço pertence a todos", concluiu.
Participaram das inaugurações o secretariado municipal, o presidente da Câmara, Eduardo Moreira e vereadores.
Vida nova
Testando os equipamentos de ginástica para a Terceira Idade, na Praça do Pilar, a aposentada Vera Lúcia Costa, mais do que se manter em atividade, tinha um motivo a mais para estar feliz. Moradora do bairro Pantanal, ela havia sido sorteada com um apartamento no Condomínio Bolzano. "Aproveitei a inauguração da praça para agradecer ao prefeito a oportunidade de ter conseguido a casa própria. Vivia num local onde era comum encher a cada chuva. Hoje, tenho um lugar seguro", contou.

ENTREVISTA COM VEREADORES NA INAUGURAÇÃO DA CLÍNICA  JARDIM DA VIGA N. IGUAÇU - TvPrefeito.com
ENTREVISTA COM VEREADORES NA INAUGURAÇÃO DA CLÍNICA JARDIM DA VIGA N. IGUAÇU - TvPrefeito.com

PREFEITO BORNIER INAUGURA A 6ª CLÍNICA DA FAMÍLIA - JARDIM DA VIGA -TvPrefeito.com
PREFEITO BORNIER INAUGURA A 6ª CLÍNICA DA FAMÍLIA - JARDIM DA VIGA -TvPrefeito.com

A unidade é a sexta inaugurada este ano, até dezembro Nova Iguaçu contará com 19 Clínicas da Família

O fim de semana de sol foi também foi de muita festa para os moradores de Jardim da Viga. O prefeito Nelson Bornier inaugurou neste sábado (13), a sexta Clínica da Família de Nova Iguaçu. A unidade nova e totalmente refrigerada substitui as antigas instalações que funcionavam em um container e terá capacidade para realizar dois mil atendimentos mensais em clínica médica, pediatria, ginecologia e odontologia, além de vacinação, pré-natal e coleta de exames.

A criação das Clínicas da Família faz parte da segunda etapa do Programa Nova Saúde Iguaçu, que reestruturou o atendimento hospitalar em 2013 e em 2014 está voltado para a melhoria da saúde preventiva "Eu tenho muito carinho pela Viga e ficava incomodado com o fato de os moradores daqui serem atendidos em um container. Cheguei a apelidar a estrutura de lata de sardinha porque não era digno que profissionais trabalhassem naquelas condições e que a população fosse atendida ali. Felizmente a realidade já é outra e até o fim do ano teremos 19 unidades funcionando com esse mesmo padrão de qualidade", disse o prefeito Nelson Bornier .

"Nossa população precisa ser atendida com qualidade e é isso que estamos fazendo em Nova Iguaçu. Na semana que vem, em Miguel Couto vamos reabrir a Emergência 24 horas e no próximo dia 27 vamos pagar uma dívida histórica de outras gestões inaugurando uma Clínica da Família e a primeira uma UPA municipal de Nova Iguaçu no bairro Comendador Soares. Esse será o maior equipamento de saúde pública inaugurado na Baixada desde a construção do Hospital de Saracuruna", anunciou o secretário municipal de Saúde Luiz Antônio Teixeira Júnior.

Maria Eugênia Carneiro, 65 anos e toda a família são pacientes da unidade de Jardim da Viga há anos. A pensionista aprovou a nova Clínica da Família. "O antigo posto era muito feio, sem conforto nenhum, agora a gente tem um lugar bonito, dá gosto de ver", comemorou a aposentada.

Também participaram da inauguração os vereadores Anderson Santos, Maurício Morais, Carlão Chambarelli,Alcemir Gomes, Renato do Mercado, Marcos Rocha, Dekias, Gerciano e Arthur Legal .

A Clínica da Família de Jardim da Viga funciona de segunda a sexta-feira na Estrada do Iguaçu, 171.

PREFEITO ALEXANDRE CARDOSO INAUGURA PONTE E REURBANIZA XERÉM - TvPrefeito.com
PREFEITO ALEXANDRE CARDOSO INAUGURA PONTE E REURBANIZA XERÉM - TvPrefeito.com

A tragédia da chuva de janeiro de 2013 ainda está viva na memória de cada morador de Xerém, quarto distrito de Duque de Caxias, mas basta percorrer as ruas, praças e as margens do Rio João Pinto para ver que muita coisa mudou para melhor. Neste domingo (14/9), o prefeito de Caxias, Alexandre Cardoso, percorreu toda aquela área inaugurando uma série de obras de reestruturação urbana. "Estou cumprindo a minha palavra de que transformaria Xerém, após o temporal do ano passado. Hoje, estamos entregando uma Xerém nova".

Acompanhado da primeira–dama e secretária de Ações Institucionais e Comunicação, Tatyane Lima, do vice- prefeito Laury Villar, o prefeito Alexandre Cardoso iniciou pela Praça dos Aposentados, que foi reformada, ganhando novos bancos e mesas de concreto, iluminação. A obra surpreendeu comerciantes e moradores que não esperavam pelo serviço naquela local. "A praça precisava de obras. Achei que nunca iriam fazer. Agora ela está bonita e bem cuidada, não é como antigamente que faziam só uma maquiagem", diz a comerciante Mara Rúbia de Souza Fernandes.

"Resgatamos com esta obra a esperança, a imagem da prefeitura junto ao morador de Caxias, que é administrada com transparência e respeito ao dinheiro público. Vamos trazer para Xerém uma unidade do Programa Saúde da Família (PSF) e um DPO", anunciou o prefeito Alexandre Cardoso.

Celular na mão, a dona de casa Kelly Roberta Cordeiro fazia selfie na nova praça. "Estou feliz por esta obra. Antes não ficava aqui, agora que a praça foi reformada posso ficar sentada conversando ou simplesmente vendo o movimento na rua. Queria fazer a foto da nova praça para que as pessoas vissem como ela ficou. Moro aqui há 39 anos e jamais tinha visto tantas melhorias como desta vez. Xerém merecia depois de tudo o que passamos", disse.

A comitiva formada pelo secretariado municipal e vereadores seguiu pela Rua Venância que recebeu nova camada de asfalto, parando na nova passarela Cristóvão. "Tem 48 anos que vivo aqui e pela primeira vez vejo uma obra como esta. Ganhamos uma passarela segura, diferente daquela pinguela que existia", disse o pedreiro Derli de Souza.

A sequência de inaugurações passou por várias ruas recuperadas pela prefeitura, como a Djalma, José de Paula, João Pinto, Alberto, Celina, Projetada, Venâncio Ribeiro de Andrade, Hilarino de Souza Bastos e Pixinguinha.

Privilégio

Um momento marcante na programação foi na ponte do Café Torrado. Ali, o prefeito Alexandre Cardoso fez a travessia da via na companhia da aposentada Gisela de Lucena, que passou os últimos meses sem poder atravessar o Rio João Pinto para ficar na casa da filha, que mora do outro da margem.

"Esta ponte é a realização de um sonho. Com ela poderei passar o dia na casa da minha filha que mora no Café Torrado, Também minha neta voltará para casa em segurança. Queria muito ser a primeira a atravessar e o prefeito Alexandre Cardoso atendeu o pedido", contou.

A última etapa das inaugurações no quarto distrito foi na nova ponte sobre o Rio João Pinto. O local ganhou uma série de benfeitorias como academia de ginástica para a terceira idade, playground, área de lazer e campo de futebol. "Em menos de dois anos estamos entregando uma nova Xerém. Tinha assumido um compromisso com o morador desta região e disse que faria uma obra de qualidade", afirmou o prefeito Alexandre Cardoso.

Novo Tempo

Entre tantas pessoas presentes ao último ato de inauguração em Xerém, o cabeleireiro Marcos Antônio de Oliveira, está emocionado. Em janeiro do ano passado ele viu a casa de seus familiares ser invadida pelas águas do Rio João Pinto. "Foi um momento difícil. Achei que minha mãe tinha morrido. Felizmente, não aconteceu. Ficamos sem casa e perdemos tudo. Fomos atendidos pela prefeitura, minha mãe conseguiu o aluguel social e estamos reconstruindo nossa vida. Lembro que dois ou três dias após o temporal encontrei o prefeito Alexandre Cardoso e falei com ele para ajudar o povo de Xerém. Hoje, está tudo mudado. Temos uma outra Xerém. Eu moro aqui e vi a transformação com as obras. Depois de tudo o que passamos, é emocionante ver a melhoria na região", concluiu

DESFILE CÍVICO 7 DE SETEMBRO 2014 EM XERÉM DUQUE DE CAXIAS -  TvPrefeito.com
DESFILE CÍVICO 7 DE SETEMBRO 2014 EM XERÉM DUQUE DE CAXIAS - TvPrefeito.com

ALEXANDRE CARDOSO ENTREGA AS PRIMEIRAS CARTEIRAS DE TRABALHO DIGITAL - TvPrefeito.com
ALEXANDRE CARDOSO ENTREGA AS PRIMEIRAS CARTEIRAS DE TRABALHO DIGITAL - TvPrefeito.com

A prefeitura de Duque de Caxias entregou nesta sexta-feira (22/8), na Praça do Pacificador, no centro, as primeiras carteiras de trabalho digital. A cidade é pioneira Baixada Fluminense a emitir o documento que irá substituir as carteiras tradicionais. A emissão da carteira vem sendo realizada desde 23 de julho, quando o ônibus da Fundec esteve na Mangueirinha atendendo os moradores daquela localidade.

O prefeito Alexandre Cardoso, acompanhado da primeira-dama e secretária de Ações Institucionais e Comunicação, Tatyane Lima, do vice Laury Villar e do secretário de Trabalho, Emprego e Renda, Ezequiel Lourenço, entregou as primeiras carteiras, como a da estudante Vitória Souza Queiroz, 18 anos, que precisava do documento para conseguir o estágio na Petrobras. "Foi muito fácil conseguir a nova carteira. Agora posso me cadastrar ao estágio na Petrobras", contou.

Segundo o prefeito Alexandre Cardoso, esta é uma iniciativa importante e que tem facilitado a vida do trabalhador do município. "Estamos levando a todos os bairros de Caxias o ônibus da Fundec, para que as pessoas não precisem sair do bairro para obter o documento", disseabb

Junto com a entrega das carteiras os frequentadores da Praça do Pacificador, a secretaria de Trabalho, Emprego e Renda levou o ônibus da Fundec para fazer a emissão de mais carteiras de trabalho digital.

PREFEITO MAX LEMOS INAUGURA A 1ª CRECHE MUNICIPAL DE QUEIMADOS - TvPrefeito.com
PREFEITO MAX LEMOS INAUGURA A 1ª CRECHE MUNICIPAL DE QUEIMADOS - TvPrefeito.com

O prefeito Max Lemos inaugurou nesta segunda-feira, 1º de setembro, a primeira creche municipal de Queimados. A cerimônia de abertura da Creche Clotildes Martins Lemos que fica na Rua Weder, Bairro Novo Rio, próximo ao Bairro São Jorge, onde a instituição passará a funcionar a partir de segunda-feira (8). Cerca de 45 crianças receberão diariamente atividades pedagógicas direcionadas. Mais duas unidades serão inauguradas ainda este ano e a previsão da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) é que, em 2016, a cidade tenha cinco creches em funcionamento, beneficiando cerca de 400 famílias. Atualmente, além da inauguração do atendimento nas creches municipais, Queimados mantém convênio com duas creches privadas.

Com a intenção de proporcionar o desenvolvimento integral dos alunos na educação infantil, a unidade atenderá crianças da faixa etária de dois anos a até um dia antes de completar quatro anos. Para o prefeito Max Lemos, o Governo Municipal entende que as crianças vão construir o futuro da cidade, assim consistem no melhor investimento. Em seis anos cerca de R$40 milhões já foram injetados na Educação. "A população já pode desfrutar de algo que sempre sonhou: creches municipais. Além de sonhar com o filho sentado do banco da universidade, na sua cidade. Dentro de 30 dias, aproximadamente, teremos uma nova creche na Vila do Tinguá e, posteriormente, outra no bairro Belmonte", destaca. O prefeito afirmou também que o bairro Vila São João, terá mais uma creche, ao lado de um centro técnico do Senac.

A Creche Clotildes Martins Lemos funcionará das 7h30 às 17h e contará com cerca de 20 profissionais para atender as crianças. Segundo a secretária municipal de Educação, Mirian Mota, a unidade terá três turmas, em horário integral, tendo em cada turno, um professor e dois auxiliares por turma. "A creche desempenha um papel fundamental na vida de uma criança, que começa a se desenvolver aos dois anos, nenhuma instituição pública recebe crianças nessa faixa etária. Sem contar que favorece o desenvolvimento da cidade com a população realizando suas atividades com tranqüilidade", acrescenta a secretária. Além de atividades pedagógicas, o espaço oferecerá cinco refeições diárias, de acordo com a diretora da escola, Mônica Alves. "É um espaço para cuidar e educar com atividades lúdicas. É importante a população esquecer o conceito de creche dos anos 80, a instituição se consolidou como a primeira etapa da educação básica", explica a diretora.

Iniciativas melhoram a qualidade de vida

Os moradores da região, que já teve um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano do município, estão empolgados com os novos investimentos. Além da primeira Clínica da Família, prevista para este ano, obras de pavimentação, unidades habitacionais e uma escola municipal, a nova creche Clotildes Martins Lemos vai ajudar as famílias que trabalham todos os dias. A diarista Sandra Maria Cassiano foi a primeira a inscrever o filho, Davi, de 2 anos e 6 meses. "Assim que soube que estavam abertas as inscrições, corri e me inscrevi. Poder sair de casa com a tranqüilidade de ter um filho em um lugar seguro é um sonho, que eu achava que nunca se realizaria em Queimados, ainda mais no meu bairro, na minha rua", conta. Já a dona de casa Célia Alves de Castro está feliz por dar uma educação de qualidade à neta Isabele, de 3 anos. "Minha filha trabalha em shopping center e só tem folga no domingo, além da segurança, tem a questão pedagógica, criança que fica na creche é mais educada e mais esperta, não tem lugar melhor para ficar enquanto os pais trabalham", destaca.

Clotildes Martins Lemos

O amor por crianças marcou a vida de Dona Clotildes, foi no Bairro Novo Rio, que morou durante 12 anos e criou os filhos. Por seu grande amor pelas crianças, chegou a cuidar de alguns filhos dos vizinhos para que os mesmos pudessem trabalhar. Sempre incentivou seus filhos a estudarem e trabalharem, e seu amor por crianças influenciou diretamente uma de suas filhas, Margarida Rodrigues Lemos, que escolheu a pedagogia como profissão e nela permanece há 30 anos. Mãe de seis filhos, Irã Rodrigues Lemos, Viriam Rodrigues Lemos, Vantuil Rodrigues Lemos, Margarida Rodrigues Lemos, Iranir Rodrigues Lemos e Neir Lemos de Souza, faleceu em 2 de setembro de 2009 e deixa o legado de amor e cuidado para sua família e agora para a população, tendo seu nome eternizado na primeira creche municipal de Queimados. Sua família esteve presente no evento de inauguração da primeira creche de Queimados, estando a primeira-dama do município, Ana Paula Lucas, a mãe do prefeito, dona Ivone Lemos, Margarida Rodrigues Lemos, além de secretários e vereadores.

REABERTURA DO HOSPITAL DUQUE DE CAXIAS - ENTREVISTAS - TvPrefeito.com
REABERTURA DO HOSPITAL DUQUE DE CAXIAS - ENTREVISTAS - TvPrefeito.com

PREFEITO ALEXANDRE CARDOSO REABRE  O HOSPITAL DUQUE DE CAXIAS - TvPrefeito.com
PREFEITO ALEXANDRE CARDOSO REABRE O HOSPITAL DUQUE DE CAXIAS - TvPrefeito.com

Por seis longos anos a população de Duque de Caxias conviveu com o fechamento do Hospital Duque de Caxias, no bairro Senhor do Bonfim, no primeiro distrito. Considerado referência em termos de atendimento, a unidade de saúde deixou de funcionar em 2008 quando foi interditado pelo Conselho Regional de Medicina. Desde então, a reabertura era um sonho não só de quem reside no bairro, mas também nas localidades do Bar dos Cavaleiros, Engenho do Porto, Prainha, Centro, Centenário, Periquitos, Olavo Bilac, Corte 8, Gramacho, sem contar os municípios de Belford Roxo, São João Meriti e até mesmo do Rio de Janeiro que muitas vezes recorreram ao atendimento médico daquele hospital.
Mas o sonho se tornou realidade neste sábado (30/8), com a inauguração da primeira etapa da obra do hospital, em solenidade que teve a presença do prefeito Alexandre Cardoso, acompanhado da primeira-dama e secretaria de Ações Institucionais e Comunicação, Tatyane Lima, do vice-prefeito Laury Villar e do secretário de Saúde, Camilo Junqueira. A unidade começará a funcionar a partir do dia 8 de setembro, já que este período servirá para a calibragem de equipamentos, esterilização e outros ajustes necessários para que o hospital possa atender ao morador de Caxias adequadamente.
Ex-diretor do hospital, o prefeito Lembrou a importância do hospital para Caixas. "Tenho orgulho de estar inaugurando a primeira etapa do hospital Duque de Caxias. Foi aqui que fiz o meu primeiro parto e a primeira cirurgia. O governo federal liberou a verba para toda a obra, no entanto, decidimos que não seria justo esperarmos o término total para inaugurar o Duque. Optamos por entregar esta primeira etapa e no final do ano ou início de 2015 tudo estará concluído, inclusive com o serviço de emergência funcionando e a internação de curta duração", destacou o prefeito Alexandre Cardoso.
"Estamos implantando uma nova cultura na saúde de Caxias. As unidade de Saúde da Família (USF), irão atender os casos menos graves, por isso temos trabalhado para ampliar a rede básica de saúde, pois é cuidado na ponta que poderemos utilizar o Hospital Duque de Caxias e o Hospital Moacyr do Carmo para casos complexos" disse o prefeito.
Após a solenidade de inauguração que teve a participação de todo o secretariado municipal, do presidente do Legislativo de Caxias, Eduardo Moreira, vereadores, e do reitor da Unigranrio, Arody Herdy, o prefeito Alexandre Cardoso acompanhou vários grupos de moradores para conhecerem as novas instalações da Policlínica Hospital Duque de Caxias. "Vamos atender aos caxienses e moradores de municípios vizinhos, entretanto iremos cobrar do Ministério da Saúde o pagamento da fatura. Esta é a primeira vez que um município adota este procedimento, o que não podemos é ficar com esta conta", revelou o prefeito.
O secretário de Saúde do município, Camillo Junqueira explicou que[c1] a entrada em funcionamento da policlínica somente no dia 8 de setembro é necessária. "Será preciso fazer ajustes nos equipamentos o que demanda um tempo, assim como precisamos preparar as equipes médicas para o início do atendimento aos pacientes. Quando a obra estiver completa e todos os setores funcionando plenamente, o que deve acontecer até o início do próximo ano, a policlínica terá um setor de emergência 24 horas", garantiu.

DESFILE CÍVICO-MILITAR 2014 DUQUE DE CAXIAS - TvPrefeito.com
DESFILE CÍVICO-MILITAR 2014 DUQUE DE CAXIAS - TvPrefeito.com

VEREADORES NA INAUGURAÇÃO DA CLÍNICA DA FAMÍLIA BOA ESPERANÇA N IGUAÇU - TvPrefeito.com
VEREADORES NA INAUGURAÇÃO DA CLÍNICA DA FAMÍLIA BOA ESPERANÇA N IGUAÇU - TvPrefeito.com

BORNIER INAUGURA CLÍNICA DA FAMÍLIA E COMPLEXO DE LAZER EM BOA ESPERANÇA - TvPrefeito.com
BORNIER INAUGURA CLÍNICA DA FAMÍLIA E COMPLEXO DE LAZER EM BOA ESPERANÇA - TvPrefeito.com

PREFEITO ENCERRA A SEMANA DO PATRONO NO MUSEU HISTÓRICO DA TAQUARA - TvPrefeito.com
PREFEITO ENCERRA A SEMANA DO PATRONO NO MUSEU HISTÓRICO DA TAQUARA - TvPrefeito.com

A Semana do Patrono de Caxias foi encerrada nesta terça-feira (26/8), em solenidade no Museu Histórico, na Taquara, que teve a presença do prefeito Alexandre Cardoso, acompanhado do vice – prefeito Laury Villar. A cerimônia teve início com a colocação de flores no monumento ao marechal Luis Alves de Lima e Silva, o duque de Caxias, que nasceu naquele local.

O prefeito Alexandre Cardoso lembrou a importância da homenagem ao duque de Caxias, e destacou o papel que o militar desempenhou ao longo de sua vida levando a pacificação e unificando o país. "Estamos resgatando o civismo, onde os estudantes e as pessoas aprendem a respeitar a bandeira e os símbolos do país", disse o prefeito aos alunos das escolas da rede municipal de ensino.

Representando o comandante do 1º Distrito Naval, o capitão de Mar e Guerra, Guilherme Vieira de Souza, também ressaltou a importância do patrono do Exército a da homenagem que estava sendo prestada ao Duque de Caxias.

Participaram da solenidade secretários municipais, grupamento da Guarda Municipal e convidados.

ALEXANDRE CARDOSO ABRE SEMANA DE DUQUE DE CAXIAS COM CORRIDA - TvPrefeito.com
ALEXANDRE CARDOSO ABRE SEMANA DE DUQUE DE CAXIAS COM CORRIDA - TvPrefeito.com

PEZÃO CRIA A CÂMARA METROPOLITANA DE  INTEGRAÇÃO GOVERNAMENTAL RJ - TvPrefeito.com
PEZÃO CRIA A CÂMARA METROPOLITANA DE INTEGRAÇÃO GOVERNAMENTAL RJ - TvPrefeito.com

O governador Luiz Fernando Pezão assinou, nesta segunda-feira (11/8), em solenidade no Palácio Guanabara, decreto para criação da Câmara Metropolitana de Integração Governamental do Rio de Janeiro. A ação visa promover a integração entre os 21 municípios da Região Metropolitana e o Estado, gerando discussões sobre as políticas urbanas desenvolvidas, além de propor soluções para temas importantes e comuns a todas as cidades, como água, mobilidade, segurança pública, saúde, educação, uso do solo e saneamento.

A Câmara terá dois objetivos: retomar o processo de governança da Região Metropolitana, a partir de assuntos de interesses comum do Estado e dos municípios; e preparar um projeto de lei, que será enviado à Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), no início de 2015, para aprovação de uma nova legislação que seja adequada às necessidades atuais das regiões.

O governador destacou a importância da discussão entre as prefeituras.

– Esse órgão é vital para integrarmos a Região Metropolitana do estado. Não dá mais para ver políticas públicas serem implantadas sem discussão com todas as cidades. Estou pedindo aos prefeitos que coloquem os seus quadros mais qualificados, de diversas áreas, à disposição, para podermos realizar essa gestão integrada da Região Metropolitana, em que poderemos discutir temas como água, mobilidade, segurança pública, saúde, educação, uso do solo e saneamento – afirmou o governador.

O coordenador da Câmara Metropolitana de Integração Governamental do Rio de Janeiro e subsecretário de Urbanismo Regional e Metropolitano, Vicente Loureiro, explicou como irá funcionar o órgão e afirmou que o maior desafio é o entendimento entre todos os municípios envolvidos.

– Cada prefeito irá indicar um representante para cumprir as metas, que são a construção de um arcabouço jurídico, a ser votado na próxima assembleia, instituindo o organismo e uma política para a Região Metropolitana; e o acompanhamento, através de um comitê, que irá se reunir regularmente, para desenvolvimento de um plano estratégico. O maior desafio da Câmara será o entendimento, o trabalho de forma articulada, o consenso para definir as prioridades. O desafio é o da governança – explicou Loureiro.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, acredita que a tarefa mais importante da Câmara será a criação de boas propostas que possam ser utilizadas por todos os municípios.

– O mais importante desse grupo é criar propostas e que elas virem leis, que possam ser compartilhadas com todas as cidades. O grande desafio será a integração de todos os municípios, além da criação de algo inovador, que possa ser implantado – disse o prefeito do Rio.

Após a publicação do decreto de criação da Câmara no Diário Oficial, será lançado um edital para contratação de serviços, financiados com recursos do Banco Mundial, como atualização da base cartográfica do estado e a criação de um sistema de informações geográficas.

BORNIER INAUGURA CLÍNICA DA FAMÍLIA EM JARDIM ROMA NOVA IGUAÇU - TvPrefeito.com
BORNIER INAUGURA CLÍNICA DA FAMÍLIA EM JARDIM ROMA NOVA IGUAÇU - TvPrefeito.com

BORNIER INAUGURA CLÍNICA DA FAMÍLIA 24 HORAS PATRICIA MARINHO - TvPrefeito.com
BORNIER INAUGURA CLÍNICA DA FAMÍLIA 24 HORAS PATRICIA MARINHO - TvPrefeito.com

PREFEITO ALEXANDRE CARDOSO ENTREGA MAIS 496 CASAS EM D DE CAXIAS - TvPrefeito.com
PREFEITO ALEXANDRE CARDOSO ENTREGA MAIS 496 CASAS EM D DE CAXIAS - TvPrefeito.com

Um sonho concretizado. Foi assim que os 496 novos moradores do Condomínio Parma, no bairro de Nossa Senhora do Carmo, em Duque de Caxias, sentiram ao receberem as chaves de seus imóveis nesta quinta-feira (3/7), em solenidade transmitida ao vivo para nove cidades do país com a coordenação da presidente Dilma Rousseff, em Brasília.
Em Caxias o evento teve a presença do ministro das Cidades, Gilberto Occhi e do prefeito Alexandre Cardoso que entregaram à dona de casa Milviane Benedito de Oliveira, o apartamento.
Junto com a entrega das chaves aos proprietários dos apartamentos que fazem parte do programa federal Minha casa, minha vida, a prefeitura montou uma ação social na entrada do conjunto residencial com equipes das secretarias de Saúde, Educação, Trabalho e Renda, Ouvidoria, Defesa Civil, Assistência Social e Habitação. Com isso, os moradores puderam verificar a pressão arterial, nível de glicose, inscrição em escolas da rede municipal de ensino ou procurar orientação para programas sociais.
O prefeito Alexandre Cardoso, que estava acompanhado do vice Laury Villar e dos secretários municipais Luiz Edmundo Costa Leite, Cláudia Peixoto, Marcello Silva Costa, Tarce Filho, Luiz Felipe Leão, destacou a importância da casa própria para aquelas pessoas. " O ex- presidente Lula e a presidente Dilma Rousseff transformaram em realidade o sonho das pessoas em ter uma casa. O programa Minha casa, minha vida é o maior programa habitacional dos últimos 30 anos. O Bolsa Família, outro programa federal que permite as pessoas alimentar seus filhos para que tenham condições de ter desempenho na escola atende só em Caxias, 65 mil famílias. Temos uma parceria e vamos continuar mantendo", disse.
"Foi através da parceria com os governos do estado e federal que trouxemos a primeira UPA infantil do país e estamos fazendo a reforma do Hospital Duque de Caxias. Nesta terça-feira (1/7), foi inaugurado o Arco Metropolitano, uma via que irá retirar da Rodovia Washington Luís cerca de 12 mil caminhões. Com isso, o trabalhador de Caxias poderá ficar mais tempo com sua família", afirmou o prefeito Alexandre Cardoso.
O ministro das Cidades, Gilberto Occhi, ressaltou a parceria que o governo federal tem com a prefeitura de Caxias, e a construção de novas moradias do programa Minha casa, minha vida na cidade estão previstas. " Estamos entregando estes apartamentos e pretendemos mais. Temos mais sete mil apartamentos para serem entregues. Junto com as chaves dos imóveis entregamos também o cartão Minha casa melhor, que permite as pessoas comprar móveis, eletrodomésticos e eletrônicos para montar a residência", explicou.
Segundo o superintendente nacional da Caixa Econômica Federal (CEF), Roberto Bachmann, Duque de Caxias tem sido uma parceria dos projetos do governo federal e destacou o trabalho do prefeito Alexandre Cardoso à frente da administração municipal.
Em Brasília, a presidente Dilma Rousseff disse ser possível a contratação de três milhões de moradias em uma próxima etapa do programa. "Nosso objetivo é deixar claro que é possível contratar agora três milhões de moradias. Porque aquilo que está dando certo deve ter continuidade. As famílias de menor renda precisam continuar recebendo subsídio quase integral, tal como fizemos até agora. E nós precisamos sinalizar para os empresários se prepararem com terrenos, discutir com prefeitos para que isso ocorra a partir de 2015", afirmou.
Sonho realizado
Representando os novos proprietários dos apartamentos do Condomínio Parma, a dona de casa Milviane Benedito de Oliveira e o marido Carlos Eduardo, viram seu sonho se transformar em realidade, no momento em que receberam as chaves das mãos do prefeito Alexandre Cardoso e do ministro. " Estou realizando um sonho. Estou emocionada", disse.
Participaram do evento todo o secretariado municipal, vereadores, o superintendente da CEF em Caxias, Cláudio Martins, o vice- presidente da construtora Encamp, André Campos, o deputado estadual Dica .
Evento em nove cidades
A solenidade de entrega de imóveis do programa Minha casa, minha vida nesta quinta-feira, foi realizado em nove cidades de sete estados- Belford Roxo (RJ), Betim (MG), Curitiba (PR), Duque de Caxias (RJ), Governador Valadares (MG), Jequié (BA), Joinville (SC), Juazeiro do Norte (CE), Paranoá (DF), São Vicente (SP) e Santo André (SP) - em um total de 5.460 imóveis.
Em Duque de Caxias o condomínio Parma, localizado na Estrada do Calundu, no bairro de Nossa Senhora do Carmo, possui 21 blocos de quatro andares, sendo 20 deles com seis apartamentos em cada pavimento e um bloco com quatro apartamentos por andar. Cada apartamento é composto por sala, dois quartos, cozinha e banheiro, com cerca de 45 metros quadrados. O conjunto contata também com campo de futebol, área de lazer e parque infantil, rede água e esgoto.

PREFEITO BORNIER INAUGURA CLÍNICA DA FAMÍLIA EM CORUMBÁ NOVA IGUAÇU - TvPrefeito.com
PREFEITO BORNIER INAUGURA CLÍNICA DA FAMÍLIA EM CORUMBÁ NOVA IGUAÇU - TvPrefeito.com

A unidade começou a funcionar nesta segunda- feira (07/07), e tem capacidade para realizar dois mil atendimentos por mês

Oferecer à população atendimento de qualidade, prevenindo doenças. Esse é o principal objetivo da Prefeitura de Nova Iguaçu com a implantação das Clínicas da Família no município. Neste sábado (05/07), o prefeito Nelson Bornier e o secretário municipal de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Junior, inauguraram a unidade do bairro Corumbá. Esta é a segunda Clínica da cidade -- a primeira delas foi aberta em maio no bairro Cerâmica-, com capacidade para oferecer dois mil atendimentos mensais em clínica médica, pediatria, ginecologia e odontologia. A solenidade também contou com a presença do secretário de Estado de Saúde, Marcos Musafir.

Ao conversar com a população, que marcou presença na inauguração, o prefeito Nelson Bornier relembrou os desafios encontrados na área da Saúde em janeiro de 2013, logo que assumiu a gestão. Ele destacou as melhorias do Hospital da Posse, que funcionava em condições precárias, e, hoje, após reformas na emergência e enfermarias, já está completamente mudado. E lembrou o sucesso da Maternidade Mariana Bulhões, que, reaberta em dezembro de 2013, já realizou mais de dois mil partos.

"Estamos dando conta do recado, além da grande virada que demos no Hospital da Posse e da reabertura da Mariana Bulhões, que devolve ao iguaçuano o direito de nascer em sua cidade, vamos entregar até o fim do ano 19 Clínicas da Família. Essas obras estão sendo feitas com qualidade, pensando no futuro de nossa população", afirmou Bornier.

Para o secretário de Saúde de Nova Iguaçu, Luiz Antônio Teixeira Júnior, a instalação da Clínica da Família no Corumbá resgata a cidadania dos moradores da região. "Essa clínica foi erguida no lugar de uma lixeira. Temos o orgulho em dizer que o local em que doenças eram transmitidas, agora é usado para promover a saúde. Com a instalação das 19 unidades, vamos ampliar a rede de saúde básica em nossa cidade, prevenindo doenças. Além disso, estamos construindo outras quatro Clínicas da Família que funcionarão 24 horas e uma UPA municipal", explicou.

A dona de casa Silvia Laura de Oliveira tem duas filhas e estava entusiasmada com a Clínica que vai funcionar ao lado de sua casa. "Antes eu chegava a andar até 25 minutos para ir ao médico, agora vai ser mais fácil. Vou marcar consulta com pediatra, dentista e ginecologista o mais rápido possível", comemorou.

A Clínica da Família do Corumbá funciona de segunda a sexta-feira na Estrada Velha Santa Rita s/nº. Também prestigiaram a inauguração os vereadores Maurício Morais, Marcelo Nozinho, Fernandinho Moquetá, Juninho do Pneu, Marcos Rocha, Luisinho da Cerâmica, Eduardo do Doce, Flavinho, Dr. Cacau, Arthur legal, Marcelinho da Crianças, Renato do Mercado, Gerciano, Denilson Ambrósio, Fabinho Maringá, Marquinhos da Tia Megue e Alcemir Gomes.

VER. MARCELO NOZINHO - INAUGURAÇÃO DA CLÍNICA DA FAMÍLIA EM CORUMBÁ - TvPrefeito.com
VER. MARCELO NOZINHO - INAUGURAÇÃO DA CLÍNICA DA FAMÍLIA EM CORUMBÁ - TvPrefeito.com

DR. LUIZ ANTÔNIO TEIXEIRA JR - INAUGURAÇÃO DA CLÍNICA DA FAMÍLIA EM CORUMBÁ - TvPrefeito.com
DR. LUIZ ANTÔNIO TEIXEIRA JR - INAUGURAÇÃO DA CLÍNICA DA FAMÍLIA EM CORUMBÁ - TvPrefeito.com

DILMA E PEZÃO INAUGURAM O ARCO METROPOLITANO - TvPrefeito.com
DILMA E PEZÃO INAUGURAM O ARCO METROPOLITANO - TvPrefeito.com

A presidenta da República Dilma Rousseff e o governador Luiz Fernando Pezão inauguraram na manhã desta terça-feira o primeiro trecho da obra do Arco Metropolitano do Rio de Janeiro, que ligará o Porto de Itaguaí até o acesso à BR-040 (Rio-Minas), em Duque de Caxias e custou R$ 1,9 bilhão. A rodovia será aberta para a população a partir desta quarta e será administrada provisoriamente pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ).
O trecho de 71,2 quilômetros entre Duque de Caxias (BR-040) e Itaguaí (BR-101 Sul) do Arco Metropolitano, a obra estratégica mais importante do Estado do Rio nas últimas décadas. Em toda a sua extensão, a rodovia liga Itaboraí a Itaguaí, em um percurso de 145 quilômetros. A via se conecta com todas as estradas federais em território fluminense, integrando ainda os municípios de Magé, Guapimirim, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Japeri e Seropédica.
Incluída em 2007 no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), a construção do trecho por meio da Secretaria de Obras e do DER (Departamento de Estradas de Rodagem) foi iniciada em 2008 e custou R$ 1,9 bilhão. No percurso, foram realizadas obras de terraplenagem, drenagem pluvial, pavimentação e construção de 156 obras de artes como viadutos, pontes, passarelas e passagens subterrâneas.
O Arco Metropolitano inclui ainda o trecho da BR-116 entre o entroncamento com a BR-040, em Duque de Caxias, e Santa Guilhermina, em Magé, em uma extensão de 22 quilômetros, seguindo por 25,2 quilômetros da BR-493 até a BR-101 Norte, na Manilha, em Itaboraí. A duplicação deste último trecho é de responsabilidade do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), do Ministério dos Transportes, cuja obra já foi contratada. Também integra a estrada um trecho de 26 quilômetros da BR-101 Sul (Rio-Santos), já duplicado, entre o distrito de Itacuruçá, em Mangaratiba, e a Avenida Brasil, na altura de Santa Cruz.
A estimativa inicial é de que mais de 30 mil veículos por dia dia usem a rodovia, atingindo 45 mil no ano de 2030. O Arco vai desafogar vias expressas de entrada e saída do Rio como a Ponte Rio-Niterói, Avenida Brasil, Linhas Vermelha e Amarela e as rodovias Washington Luiz e Dutra.
A rodovia faz entroncamento com importantes estradas federais que cortam o estado ou têm o Rio como destino: BR-040 (Rio-Belo Horizonte-Brasília), BR-116 (Via Dutra), BR-101 (Rio-Santos), BR-465 (antiga Rio-São Paulo) e BR-116 (Rio-Bahia). A conexão com os grandes eixos rodoviários do país permitirá a reestruturação da malha viária da Região Metropolitana, melhorando a acessibilidade à capital e entre os municípios vizinhos.
Durante a construção, o Governo do Estado realizou aproximadamente três mil desapropriações e preservou 68 sítios arqueológicos descobertos no trajeto, além de construir oito viadutos sobre dutos da Petrobras e dois outros viadutos sobre um lago em Seropédica, habitat da rã Physalaemussoaresi, espécie ameaçada de extinção.
O Arco Metropolitano vai consolidar o Estado do Rio como um dos principais centros logísticos do país, além de impulsionar o desenvolvimento econômico, gerando emprego e renda principalmente na Baixada Fluminense. A rodovia também permitirá a ligação do Porto de Itaguaí ao complexo industrial e siderúrgico do entorno com o Comperj -- o maior complexo petroquímico em execução pela Petrobras --, em Itaboraí. Outros empreendimentos industriais e de distribuição de mercadorias também serão beneficiados.
A rodovia terá velocidade máxima de 90 km/h (caminhões) e 100 km/h (carros de passeio). De acordo com o assessor da presidência do DER-RJ, Lineu Castilho, neste primeiro momento a operação do Arco Metropolitano será feita por três reboques pesados (para caminhões), cinco reboques leves (para carros) e sete viaturas de fiscalização de velocidade (radar móvel).
Já Pezão também destacou a importância da união entre os governos, possibilitando que um projeto que estava há 43 anos na gaveta fosse concretizado. O governador voltou a repetir o "mantra" que tem usado nos últimos dias para destacar o apoio a presidenta Dilma no Rio de Janeiro. "Temos orgulho de trabalhar ao lado da senhora (presidenta Dilma) e da equipe de governo. Vamos continuar assim", afirmou o governador.

PEZÃO E BORNIER INAUGURAM ADUTORA DE ÁGUA EM JARDIM ESPLANADA - TvPrefeito.com
PEZÃO E BORNIER INAUGURAM ADUTORA DE ÁGUA EM JARDIM ESPLANADA - TvPrefeito.com

A população dos bairros Jardim da Viga, Jardim Esplanada, Vila Operária e Rancho Novo acompanhou hoje (24) a inauguração da nova adutora para o sistema de abastecimento de água da região. O prefeito Nelson Bornier e o governador do estado, Luiz Fernando Pezão, participaram da abertura da nova tubulação, que beneficiará a partir desta terça-feira, 33 mil moradores de Nova Iguaçu.

De acordo com dados da Cedae, três quilômetros de tubulações foram assentados para transportar água produzida pelo sistema da Estação de Tratamento Guandu. A obra custou R$ 5 milhões e foi realizada através de parceria do Governo do Estado e do Governo Federal, com apoio da Prefeitura de Nova Iguaçu.

Para o prefeito Nelson Bornier, a chegada da água com regularidade nos bairros completa o trabalho de urbanização na região, que começou durante o seu primeiro governo, entre os anos de 1996 a 2002. "Esse era um apelo que eu fazia há anos. A nova tubulação vai proporcionar uma vida com mais tranquilidade e cidadania para os moradores daqui. Deixo aqui meu agradecimento ao governador, por esta parceria vitoriosa em Nova Iguaçu, onde quem ganha mais é o povo. Só na nossa cidade, 32 bairros estão recebendo intervenções", avalia Bornier.

Pezão aproveitou para anunciar que a Baixada Fluminense receberá mais cobertura de água. "Sei que a Cedae tem um débito grande com a Baixada. Mas ao assumirmos o governo, pegamos a empresa totalmente falida, com mais de R$ 6 bilhões em dívidas. Agora, conseguimos um financiamento com a Caixa Econômica, onde R$3,2 bilhões serão investidos no complexo Bangu 2, para abastecer toda a região. Além disso, nos próximos dias o reservatório JK, que estava parado há 18 anos, será ativado, levando água para o Centro de Nova Iguaçu e para a cidade de Mesquita", anuncia o governador.

Morando há mais de 20 anos no Jardim Viga, a dona de casa Alessandra Cristina, 37, afirmou estar feliz com a obra. "Saber que não vou precisar mais carregar água e contar com a solidariedade dos vizinhos que tem poço artesiano em casa, é uma alegria. Não ter água em casa é um desconforto. Espero por isso há muitos anos. Isso sim é motivo para comemorar", disse ela, que mora na Rua Imperador.

A solenidade contou ainda com a presença da vice-prefeita, Dani Nicolasina; presidente da câmara de Nova Iguaçu, Maurício Moraes e da maioria dos vereadores da cidade, e do presidente da Cedae, Wagner Victer.

PREFEITURA DE CAXIAS FAZ OPERAÇÃO EM LIXÃO NO JARDIM GRAMACHO - TvPrefeito.com
PREFEITURA DE CAXIAS FAZ OPERAÇÃO EM LIXÃO NO JARDIM GRAMACHO - TvPrefeito.com

Uma operação conjunta entre a Prefeitura de Duque de Caxias, através das secretarias de Meio Ambiente, Políticas de Segurança, Guarda Municipal, 15º BPM (Duque de Caxias), Batalhão de Polícia Ambiental, Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais (Cicca), e Instituto Estadual de Ambiente (Inea), fechou na manhã desta sexta-feira (20/6), um vazadouro clandestino na localidade da Chatuba, no Jardim Gramacho.

Durante a ação, seis caminhões foram apreendidos, sendo um deles da empresa Locar, que presta serviço na coleta de lixo domiciliar do município. Todos os veículos estavam sem o Manifesto de Resíduo, documento que permite o transporte de lixo para aterros sanitários. Todos foram multados por não circularem com o documento exigido. Segundo o vice-prefeito Laury Villar, representando o prefeito Alexandre Cardoso, a situação no local é resultado de um passivo de 40 anos. "Estamos trabalhando para mudar a realidade desta região. Solicitamos a inclusão no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)3, uma verba no valor de R$ 200 milhões para a recuperação e revitalização de toda a área, atendendo desde a recuperação do manguezal até a implantação do Minha casa, minha vida para as famílias que vivem na Chatuba e Parque Independência, em um total de 600 famílias", revelou o vice- prefeito.

Em relação à implantação de um sistema de câmeras nos principais acessos as áreas que servem de despejo de lixo clandestino, Laury Villar, afirmou que o projeto já foi aprovado pelo governo do estado. "Acredito que até o próximo ano as câmeras estarão instaladas e integradas a nossa central de monitoramento. No entanto, existe todo um processo para que possamos instalar os equipamentos", disse.

O secretário de Meio Ambiente de Caxias, Luiz Renato Vergara explicou que nenhum dos caminhões apreendidos não faziam o transporte de lixo clandestino. "Constatamos que não possuíam o documento necessário para circularem na região, o Manifesto de Resíduo. Por isso, foram multados", revela.

"O problema é que muitas empresas de coleta de lixo extraordinário prefere despejar o material aqui, de forma totalmente irregular do que levar a um aterro sanitário licenciado pelo Inea. Um aterro legalizado cobra em média R$ 60 pela tonelada de lixo, enquanto no irregular paga-se em torno de R$ 10 a tonelada", comentou.

Para José Mauricio Padrone, da Cicca, estas operações são necessárias. "É como enxugar gelo, mas temos que impedir este tipo de atividade. Colocamos os trilhos de trens, cavamos uma vala com dois metros de profundidade como forma de impedir a utilização da área como lixão. Fizemos isso em outra área próxima da Chatuba que também servia de vazadouro e houve uma redução significativa. Fiz um sobrevoo e pude constatar a situação. Sabemos que não basta só isso, mas temos que impedir que continuem despejando lixo nesta área".

O representante do Inea, Cláudio Barbosa Oliveira, lembra que a partir da liberação de verba do Estado e da União será possível mudar a realidade das pessoas que vivem no local. "Estamos finalizando um projeto de urbanização para esta área, inclusive com a construção de um complexo desportivo".

A beira do rio Sarapui, o manguezal que existia na região está completamente destruído e coberto por mais de 30 anos de lixo despejados naquela área. São entulhos, moveis caixas, garrafas e alimentos. Porcos e cães reviram o lugar a procura de algo para se alimentar. "Com a verba do PAC3 poderemos recuperar esta área, inclusive o manguezal. Não é uma tarefa simples, e só deverá ocorrer a partir de julho de 2015, já que o anúncio do PAC ocorrerá em agosto deste ano. Enquanto não dispusermos da verba, pretendemos desenvolver ações que reduzem o impacto de tantos anos", explicou o secretário de Meio Ambiente de Caxias, Luiz Renato Vergara.

Empresa interditada

A operação conjunta não se restringiu somente ao lixão clandestino. Uma denúncia ao setor de Licenciamento Ambiental e Fiscalização, levou a equipe da secretaria de Meio Ambiente do município, a interditar e multar a empresa Rental Munck, que funcionava sem licença. "Aproveitamos a operação no vazadouro clandestino para verificar a denúncia sobre o funcionamento da empresa. Quando chegamos ao local, na Avenida Monte Castelo, e pedimos a documentação, constatamos que havia sinais de movimentação de terra e derrubada de árvores sem licença da secretaria de Meio Ambiente. Também apuramos que a empresa, que tem origem no bairro de Olaria, não possuía qualquer documentação para funcionar naquele local. A empresa foi lacrada e autuada por funcionamento irregular. Vamos apurar como ela se instalou no município e que tipo de movimentação de terra ocorreu no local", explica o diretor de Licenciamento Ambiental e Fiscalização, Marcelo Manhães.

PEZÃO INAUGURA SISTEMA DE ÁGUAS E ÁREA DE LAZER EM PARACAMBI - TvPrefeito.com
PEZÃO INAUGURA SISTEMA DE ÁGUAS E ÁREA DE LAZER EM PARACAMBI - TvPrefeito.com

O Governo do Estado entregou nesta terça-feira (17/06) mais 15 ruas revitalizadas no município de Paracambi, na Baixada Fluminense, por meio dos programas Bairro Novo e Asfalto da Porta. Na localidade de Guarajubá, o Bairro Novo beneficiou quatro vias com obras de drenagem, pavimentação e construção de calçadas e meios-fios. Com as intervenções, o programa completa as 13 ruas previstas para o município, com investimento de R$ 4,2 milhões. As 11 vias recapeadas pelo Asfalto na Porta fazem parte de um pacote de 86 ruas, totalizando recursos no valor de R$ 6,2 milhões.

-- Com o asfalto, chegam também os serviços públicos como ambulâncias, ônibus e caminhões de entrega que, em função da lama, não conseguiam circular. Já as prefeituras passam a contar com estrutura para instalar escolas, creches e postos de saúdes nos bairros -- explicou o secretário de Obras, Hudson Braga.

Ginásio poliesportivo e reurbanização de praças

O Estado também inaugurou as obras de construção de um ginásio poliesportivo, no bairro Lages, realizadas no âmbito do programa Somando Forças. O convênio, no valor de R$ 2,6 milhões, incluiu ainda a reurbanização das praças Cara Nova e Expedicionário Gama Flores, conhecida como Praça do Miro. O Estado financiou 95% do total do convênio, cabendo à Prefeitura o restante do financiamento e a execução dos projetos.

O município ganhou outros investimentos do programa, no total de R$ 11,4 milhões, como aquisição de equipamentos, construção de praças e obras de esgotamento sanitário, drenagem e pavimentação.

— É uma alegria muito grande ver a região florescendo e realizando sonhos. O ginásio poliesportivo era uma demanda antiga da cidade, que junto com a praça, vai propiciar uma área de lazer digna e de qualidade para a população - afirmou o governador Luiz Fernando Pezão.

Este ano, um novo convênio foi assinado no valor de R$ 7,6 milhões para melhorias como implantação de calçadas, recapeamento de ruas e construção de pontes. As obras têm previsão de inauguração em 2015.

— A cidade conquistou obras desejadas há muito tempo. O Bairro Novo asfaltou diversas ruas da cidade, que antes sofriam com poeira e lama. É uma conquista para Paracambi. O ginásio com a praça vai permitir que as pessoas pratiquem esportes e joguem seus jogos de cartas e pingue-pongue — disse o prefeito de Paracambi, Tarcísio Gonçalves.

Find the Videos, Producers, & Vloggers You Want Faster